Obras Públicas / REQUALIFICAÇÃO

22 de Abril de 2020 05h56

Prefeitura inicia trabalho de compactação do solo na Orla do Porto II

22/04/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá deu início a fase de compactação do solo para a construção do calçamento na segunda etapa da Orla do Porto. O trabalho é feito paralelamente a edificação do muro de gabião, que alcançou 80% da sua execução. A construção do novo ponto turístico é coordenada pela Secretaria de Obras Públicas e recebe o investimento aproximado de R$ 3,7 milhões. 

A obra na Orla está dividida em dois trechos. No primeiro, os maquinários atuam, exclusivamente, na preparação do terreno para concretagem e realização dos serviços complementares que resultarão na criação do calçadão. Já no segundo trecho, o trabalho consiste na conclusão do levantamento do muro de gabião, que é responsável por garantir a estabilização do solo.

A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto. “A obra está evoluindo conforme o nosso planejamento. A nossa previsão é de que no segundo semestre a população cuiabana e também os turistas que visitam a cidade tenham a disposição mais esse espaço, completamente transformado”, comenta o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. 

O projeto é conhecido como Orla do Porto II e foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), abrangendo a execução de uma série de atividades. A ideia é transforma o local em um novo ambiente de integração social, aproveitando-se da valorosa localização do espaço. Aliado a isso, a obra visa o fortalecimento do convívio da população com o Rio Cuiabá, considerado o maior patrimônio ambiental da cidade.

Ao longo de mais de 600 metros de extensão serão executados os trabalhos de implantação de calçadão para caminhada e contemplação, ciclovia, iluminação, arborização e adequação de acessibilidade. Além disso, o espaço contará com esculturas de personalidades regionais, área coberta por lonas tensionadas destinadas a feiras locais, espaço com aparelhos para atividades físicas ao ar livre e estacionamento.