Obras Públicas / CÓRREGO ENGOLE COBRA

19 de Fevereiro de 2018 15h01

Prefeitura inicia reconstrução da canalização na Rua Rui Barbosa e Avenida Senador Metelo

19/02/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (19) o serviço emergencial de reconstrução da canalização do Córrego Engole Cobra, no trecho que compreende o cruzamento entre a Rua Rui Barbosa com a Avenida Senador Metelo, no bairro Goiabeiras. No local serão instaladas 30 aduelas de concreto, com medidas de 2,5 x 2,5, que resultará na reestruturação de cerca de 40 metros da tubulação rompida e também de todo pavimento em ambas as vias. A previsão é de que o trabalho dure cerca de 30 dias e, após o reparo na extensão prioritária, seja prolongado para o restante da Rui Barbosa.

A intervenção da Prefeitura teve como ponto de partida a interdição do trecho, sob recomendação da Defesa Civil de Cuiabá, realizada no primeiro dia deste mês, com o objetivo de garantir a preservação da segurança do cidadão cuiabano, que costumeiramente trafega pela região. A decisão pelo bloqueio foi tomada em conjunto com as secretarias municipais de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, após a ruptura do antigo sistema de canalização, ocasionando um processo de erosão na pista.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, dois fatores contribuíram para o rompimento da tubulação. Um deles é o tipo de material utilizado na primeira obra de canalização do córrego, realizada há mais de 30 anos. Outro fator considerado preponderante para a ocorrência é o grande volume de chuvas torrenciais que têm caído sobre a Capital nos últimos meses.

“É uma estrutura antiga, com mais de 30 anos e, por ter sido construída com material metálico, ao longo do tempo essa tubulação vai corroendo. Esse procedimento foi acentuado pela quantidade de água nesse período chuvoso, que está acima da média estimada. Todavia, finalizamos na última semana a compra dos materiais e, a partir de agora, estamos dando andamento no reparo para que, em um período mais breve possível, possamos devolver a normalidade para os moradores da região”, explicou o secretário.

A atuação no local está dividida e três etapas. A primeira, iniciada hoje, consiste no trabalho de escavação e limpeza. Posteriormente, a equipe de trabalho se empenhará na colocação e fixação dos bueiros simples pré-moldados em concreto armado e finalizará o serviço com a parte de acabamento, que consiste na estabilização da base e sub-base do solo, seguida do revestimento com a massa asfáltica.  Para a realização da obra foi disponibilizado um grupo com 10 trabalhadores, contando com todo aparato mecânico necessário para a execução da obra.

“Estamos entrando com uma equipe totalmente preparada para a execução desse tipo de serviço, além de uma escavadeira hidráulica e pelo menos cinco caminhões. Nossa ideia é dar a maior agilidade possível ao serviço. É um trabalho minucioso que já realizamos em 2017, na parte que começa na Rua Leônidas de Matos e chaga na Rui Barbosa, totalizando 70 metros. Primeiramente vamos trabalhar para liberar a Senador Metelo e, posteriormente, continuaremos com o serviço no restante da Rua Rui Barbosa”, finalizou Vanderlúcio.