Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

09 de Novembro de 2018 09h30

Prefeitura dá continuidade às obras de contenção de erosão

09/11/2018

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta semana, o trabalho de contenção de erosões e revitalização de passeios públicos em mais um ponto identificado pelo levantamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Desta vez, a ação é realizada em um trecho da Avenida Miguel Sutil, situado no bairro Coophamil. No local, o muro de arrimo edificado na lateral da pista rompeu, dando origem a uma cratera em parte da calçada. A previsão é de que até o fim de dezembro a obra seja concluída.

Além de afetar a passagem de pedestres pelo passeio público, o problema estrutural também ocasionava transtornos a alguns moradores, que tinham o acesso à residência dificultado. Diante da situação, a Secretaria efetuou a contratação de uma empresa que, após finalizar o mesmo serviço em outras regiões, deslocou uma equipe para trabalhar na área desbarrancada. Neste momento, o grupo executa a parte de fundação e construção dos pilares, visando o levantamento de uma nova parede de contenção.

“Esse é um dos pontos mais críticos que identificamos em nosso relatório e, por conta disso, determinamos a empresa que a atuação fosse a mais ágil possível. Obviamente, isso não poderá afetar a qualidade do serviço. Por isso, designamos um engenheiro fiscal para acompanhar de perto cada etapa do processo. Estamos desde o mês de setembro atuando de forma preventiva e, gradativamente, alcançando os locais levantados para que, com a intensificação da chuva, isso não se torne um problema maior”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Outros pontos

As intervenções visam sanar os problemas estruturais nas calçadas e pistas de rolamento, identificados como de extrema urgência. Para isso, a Secretaria Municipal de Obras Públicas elaborou um plano de atendimento que, até este mês, já atendeu o trecho situado entre a Avenida Miguel Sutil e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, a via de ligação do bairro Rodoviária Parque com a Miguel Sutil, a Avenida Tancredo Neves, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Morada do Ouro, e a Rua Brilhante do bairro Alvorada.

A empresa responsável em dar andamento nas obras possui 120 dias como prazo de execução. Nesse período, o trabalho deve ser realizado nas quatro regiões da Capital, tendo ainda os seguintes locais mapeados: Travessa Delgado Santana com a Rua Paranaíba, no bairro José Pinto; Córrego do Bufante, no Despraiado; Rua Osvaldo da Silva Corrêa com a Budapeste, também no Despraiado; Avenida José Feliciano Figueiredo, Porto; e Avenida Miguel Sutil (Viaduto da Av. Historiador Rubens de Mendonça), no Araés.