Obras Públicas / ZONA RURAL

31 de Agosto de 2017 16h01

Prefeitura aguarda chegada de pré-moldados de concreto para finalizar obra no Sucuri

31/08/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou o processo de substituição de mais uma ponte de madeira por bueiro celular duplo de concreto, garantindo uma maior segurança a centenas de condutores que utilizam a passagem diariamente. A ação está sendo realizada na estrada da comunidade do Sucuri e faz parte do programa de manutenção e conservação das vias vicinais, “Bom Caminho”.

A obra atende a uma demanda antiga da população que reside na região, já que a estrutura de madeira não suporta mais o peso dos veículos que por ali transitam. Nesse sentido, a Pasta optou por, logo de imediato, determinar a interdição do ponto de passagem e, paralelamente, enviar uma equipe de trabalho que realizou a construção de um desvio, mantendo o fluxo dentro da normalidade.

“Decidimos por imediatamente fazer essa interdição, pois percebemos que a continuidade da utilização da estrutura poderia colocar em risco aqueles que passam pela ponte todos os dias. Já efetuamos a compra das aduelas de concreto, por meio de um processo licitatório, e agora estamos apenas aguardando a chegada para dar prosseguimento ao trabalho. Nossa expectativa é que todo o material esteja na Secretaria até a próxima semana”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

No local serão instaladas pelos menos 20 aduelas de concreto, divididas em duas seções, formando uma galeria transversal. As aduelas, além de auxiliar na canalização eficiente do córrego que corta a estrada, também assegura a garantia do serviço, visto que a fabricação dos pré-moldados é realizada seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A decisão pela troca foi tomada após uma equipe de engenharia técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas elaborar um levantamento das condições de uso apresentadas pelas diversas pontes deste tipo existente no perímetro rural. A partir da sondagem a gestão pôde formular um plano estratégico de atuação, contemplando, inicialmente, as áreas que apresentaram uma maior urgência de intervenção.

“Com o levantamento que fizemos foi possível identificar diversas necessidades como esta. Por isso, nesse período de espera das aduelas, decidimos deslocar a equipe para atender outras comunidades, que também apresentam demandas consideradas urgentes. Sabemos da importância dessas estradas para os moradores das regiões e não estamos medindo esforços para executar um trabalho de qualidade”, pontuou o secretário.