Obras Públicas / Cartão postal

20 de Agosto de 2015 17h46

Prefeito vistoria obras do Porto Cuiabá; 1ª etapa será entregue em abril de 2016

20/08/2015

CARLOS MARTINS

Tchélo Figueiredo

O prefeito Mauro Mendes vistoriou nesta quinta-feira (20) as obras do Porto Cuiabá e ficou satisfeito com o ritmo dos trabalhos. Acompanhado de assessores, o prefeito observou o avanço da etapa de concretagem do calçadão, deu algumas opiniões sobre as árvores que serão plantadas na área ao lado de espécies nativas e informou que a primeira etapa do Porto Cuiabá será entregue à população no aniversário de Cuiabá, em abril do próximo ano.

“É um projeto complexo, que envolve cuidados com o meio ambiente, com a preservação necessária de algumas espécies. Não tenho dúvida nenhuma que será um belíssimo ponto de lazer para a família cuiabana e um dos principais pontos turísticos aqui da cidade”, disse o prefeito.

Mendes fez a vistoria acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, do assessor especial da Secretaria de Obras Públicas Júlio Malheiros, além de técnicos e engenheiros das empresas responsáveis pelas obras. “As obras estão seguindo num ritmo que vai além do que havíamos programado”, observou Malheiros.

A base de concreto do calçadão já atingiu em torno de 4,2 mil metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 400 metros lineares. A área total do calçadão será de 14 mil metros quadrados, ou cerca de 1,2 mil metros lineares. De acordo com o responsável pelo projeto do calçadão, José Carlos de Souza, em média, são executados 700 metros quadrados por concretagem.

Outra obra que já está em andamento na parte concretada é a instalação da proteção lateral, o guarda-corpo. Ao lado da obra do calçadão, também começa a ganhar forma a ciclovia que será construída no local.

Iluminação LED

As últimas etapas das obras envolvem o plantio de flores em vários pontos, dentre eles em um canteiro ao lado da ciclovia, e também a implantação da iluminação, serviços que serão executados pela secretaria de Serviços Urbanos. De acordo com o secretário José Roberto Stopa, a iluminação será no sistema LED. “Isso aqui vai ficar tão claro quanto o dia, e a fiação será subterrânea. A população terá mais um local para sua caminhada e lazer. Será um ponto turístico e quem vier a Cuiabá fará questão de conhecê-lo”, afirmou.

O projeto do Porto Cuiabá tem o cuidado de preservar as árvores, tanto as que ficam às margens do Rio Cuiabá, como as que estão no espaço onde está sendo construído o calçadão, que foram mantidas. Ao lado de pés de ipê, seriguela, angico liso, cedro, louro, estão sendo plantadas árvores como palmeira babaçu, manga, jatobá e ingá.

“São árvores cujos frutos vão servir para alimentar animais nativos, como pássaros, macacos e capivaras que habitam as margens do rio”, disse o gerente do Departamento de Parques, Praças e Jardins, José Antônio Pontes Siqueira. O gerente do órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, informou que as mudas são provenientes do Horto Florestal Tote Garcia e também de outros viveiros.