Obras Públicas / ALVORADA

09 de Maio de 2017 12h40

Prefeito realiza inspeção para atender demandas do bairro Alvorada

09/05/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, acompanhados pelo vereador Sargento Joelson, estiveram nesta terça-feira (09), no bairro Alvorada (antigo Quarta-feira), para definirem demandas pertinentes às necessidades dos moradores.

A visita faz parte do compromisso de participação popular, firmado ainda em campanha por Emanuel. Na ocasião garantiu que voltaria aos bairros como fiscal dos serviços públicos, pontuando e delineando junto à comunidade quais as melhores soluções para cada entrave vivido pela população local.

Na oportunidade, foi visitado o posto de saúde Dr. Cid Campos Borges, inaugurado em 2002, onde fora solicitado reforma e ampliação da unidade, bem como, reposição de alguns remédios (analgésicos e contra hipertensão), segurança, poda das árvores, médicos e enfermeiros, tendo em vista que a ginecologista que atende no local está em férias.

Em seguida a comitiva se dirigiu para Escola Municipal de Ensino Básico, Marechal Rondon (ao lado do Posto de Saúde). A recepção ficou ao encargo da diretora Rosania Fernandes Mota, que apresentou como maior dificuldade da unidade que atende cerca de 500 alunos, sendo Emeb nos períodos matutino e vespertino e EJA – Educação de Jovens e Adultos no período da noite, a ausência de ar condicionado o que dificulta segundo ela, o rendimento escolar. “As crianças saem do CMEI habituadas com salas climatizadas. E ao chegarem aqui, sentem-se desmotivadas pelo forte calor que diariamente enfrentamos em Cuiabá” frisou Rosana.

Ouvindo atentamente as reinvindicações da gestora, Emanuel percorreu todas as salas e conversou com as crianças, onde pode atestar a magnitude da reivindicação.  

Mais a frente, a comitiva do prefeito seguiu para Rua Vitória para ouvir duas importantes demandas dos moradores, o desbloqueio da referida, para inibir a violência no local, haja vista que a rua é sem saída e apresenta alto índice de violência. A outra trata-se do processo de regularização fundiária, outro grande anseio da população do Alvorada que aguarda o fim desse impasse e  ter a escritura definitiva de suas casas há mais de 30 anos.

A última visita versou sobre a construção de uma passarela sobre o Córrego Quarta-feira. A ausência dessa passarela causa verdadeiro transtorno aos moradores que, para ter acesso à rua lateral, que dá acesso aos pontos de ônibus, faz-se necessário percorrer cerca de 2 km.

Mobilizado com os percalços da população local frente às demandas apresentadas, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou aos assessores e ao secretário Vanderlúcio Rodrigues que providenciem meios para que os problemas sejam solucionados.

“Prometi que essa gestão seria de participação popular e humanizada. Por esta razão estamos aqui para ouvir e juntos viabilizarmos a melhor forma de resolvermos esses problemas que vêm trazendo grandes transtornos aos cuiabanos do Alvorada. O que não posso permitir é que falte medicamentos nos postos nos postos de saúdes e nem médicos, são detalhes simples que deixam imensos prejuízos do atendimento. Humanização para mim é uma saúde digna dos cidadãos com a qualidade que eles merecem. É inadmissível que uma unidade não funcione o atendimento ao público por 30 dias, porque o médico entrou de férias. Como também não é humanização permitir que o futuro de nossos pequenos sejam prejudicados bem como seu rendimento escolar diminuído, pela falta de climatização”, frisou.

Sobre a Rua Vitória, Emanuel pontuou que não permitira que os moradores do local, continuem a mercê da violência. “Já pedi ao secretário Vandelúcio, e ele retornará com sua equipe para realizar a abertura da rua e assim, trazer um pouco mais de tranquilidade a todos” disse. Já sobre a Passarela o prefeito ressaltou que a obra passará por um processo licitatório e já solicitou ao secretário o orçamento da Obra. “A população pode ficar tranquila que ao longo desse mês, dando inicio a vários serviços no bairro Alvorada”, garantiu.

Já sobre a regularização fundiária, Emanuel explicou à população que pretende solucionar este problema, que já decorre 03 décadas. Todavia ainda está em busca da legalidade de área. “O caminho mais viável é aguardar a regularização de uma medida provisória do governo federal, que precisa ser transformada em Lei a partir de Junho, para vermos a melhor forma de agirmos, até porque, eu quero ser o prefeito que mais vai entregar títulos de regularização fundiária de Cuiabá, peço a todos apenas um voto de confiança que tudo vai dar certo”, finalizou.