Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

05 de Janeiro de 2018 14h00

Prefeito assina ordem de serviço para a execução de mais de 13 km de recapeamento na área central

05/01/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou nesta sexta-feira (05), a Ordem de Serviço para a execução do trabalho de recapeamento de cerca de 50 vias, entre Ruas, Avenidas e Travessas, da região central da Capital. A medida dá seguimento às ações de reestruturação do Centro Histórico cuiabano, desenvolvidas pela gestão do Município com o objetivo de promover o resgate da região, devolvendo para a população um espaço completamente revitalizado e a transformando em um novo cartão postal da cidade.

Ao todo, são R$ 5.181.650,00 sendo investidos na realização de mais de 13 quilômetros de recuperação asfáltica. Conforme o documento assinado pelo prefeito, os trabalhos devem iniciar já na próxima segunda-feira (08) na Avenida Isaac Póvoas e contemplará outras diversas tradicionais vias como Getúlio Vargas, Ten. Cel. Duarte, 13 de junho, Presidente Marques, Pedro Celestino, Comandante Costa, Joaquim Murtinho, Cândido Mariano e Presidente Afonso Pena.

A requalificação asfáltica faz parte do programa “Minha Rua Asfaltada” que, somente em seu primeiro ano de implantação, já está atendendo cerca de 20 bairros, totalizando 154 km de obras de drenagem, pavimentação, e construção de calçadas e meio-fio sendo executados simultaneamente nas diferentes regiões do município. A ação no Centro Histórico faz parte do plano de atuação da Prefeitura de proporcionar a melhoria na malha viária da cidade até seus 300 anos.

“O Minha Rua Asfaltada nasceu nos bairros da periferia e, nesse momento, 154 km estão sendo executados, atingindo vários bairros, além de outro que serão lançados nos próximos meses. Temos a meta ousada de pavimentar 600 km em quatro anos de gestão, praticamente universalizando o asfalto em todos os bairros mais carentes de Cuiabá. A partir disso resolvemos trazer o programa também para o centro histórico, que é uma região que precisa ser revitalizada e representa a alma, economia e o glamour da população cuiabana. De imediato já vamos iniciar os trabalhos, concertando todo asfalto danificado, e recuperando bueiros e bocas de lobo”, comentou Emanuel Pinheiro.

O secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, explicou que os trabalhos seguirão um plano de ação já elaborado pela Secretaria, assegurando agilidade e eficiência no serviço prestado à população cuiabana. “Esse foi um dos primeiros projetos que o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou que desenvolvêssemos. Fizemos um levantamento minucioso com nossos engenheiros e técnicos, chegando a essa metragem de mais de 13 km de recapeamento, além do serviço de manutenção nas bocas de lobo e também toda sinalização horizontal e vertical”, disse Vanderlúcio.  

Ampliação

O serviço na área central será realizado semelhantemente ao já executado pelo Município no ano passado na Rua Juriti, no bairro Recanto dos Pássaros, na alça do contorno do Viaduto da Miguel Sutil, e também em cerca de 4 km da Av. Historiador Rubens de Mendonça, no trecho situado na altura do Parque Massairo Okamura até a Cruz Vermelha Brasileira. Além disso, o prefeito anunciou ainda que, posteriormente, o mesmo trabalho será ampliado para as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Alziro Zarur.

“São avenidas que apresentam uma movimentação intensa, com um grande fluxo, inclusive, de veículos pesados. A Fernando Corrêa, por exemplo, no trecho entre a Praça da Farinha até o trevo que leva para Santo Antônio de Leverger, praticamente toda a entrada e saída da região sul passa por ali. Faz um bom tempo que essas vias não recebem nenhum trabalho de recuperação e isso, além de ser prejudicial ao motorista, também cria um aspecto feio na cidade. Eu não irei permitir que uma cidade linda como Cuiabá, principalmente no entorno do centro histórico, fique dessa forma”, assegurou o chefe do Executivo.

Comércio local

A intervenção na região central é um prosseguimento das ações que já vêm sendo executadas pela Prefeitura de Cuiabá na localidade, no intuito, não só de melhorar a infraestrutura da região, mas de também colaborar no fomento do comércio e no desenvolvimento econômico da capital mato-grossense. Dentre as medidas desenvolvidas estão a revitalização das Praças Alencastro e Popular, a entrega da moderna e inovadora Estação Alencastro, e a revitalização dos tradicionais calçadões históricos. 

“O Centro Histórico é o coração de Cuiabá e queremos retomar a vida pulsante dessa região, fomentando a movimentação popular e o comércio local. Por dia são milhares de veículos que passam por essa região, por isso temos sempre que buscar dar ao cidadão as condições básicas para que todo o trajeto seja feito com tranquilidade. Estamos trabalhando para melhorar nossa Cuiabá dos 300 anos e torná-la uma cidade cada vez melhor para a população”, destacou Pinheiro.

Para o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico (ALCHIC), João Batista, que representa mais de 1.600 comerciantes instalados na região, a iniciativa representa uma grande vitória tanto para os lojistas quanto para todos os cidadãos que frequentam diariamente o Centro Histórico. “A cidade praticamente começou aqui e o prefeito Emanuel Pinheiro está resgatando toda essa história. Os investidores estão aparecendo, já adotamos a Praça Alencastro e toda a população tem ganhado com isso. O prefeito está de parabéns, pois são ações que dão uma cara nova para a cidade e vamos chegar aos 300 anos muito bem”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade os secretários municipais de Planejamento, Zito Adrien, de Governo, Carlos Roberto da Costa, de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Gestão, Ozenira Félix, de Inovação e Comunicação, Karoline Garcia, de Saúde, Elizeth Araújo, dos 300 anos, Júnior Leite, e o controlador-geral do Município, Marcus Brito. Além desses, também participaram o deputado federal, Ezequiel Fonseca, e o vereadores Ricardo Saad, Juca do Guaraná, Marcrean Santos e Demilson Nogueira.