Obras Públicas / REVITALIZAÇÃO

24 de Novembro de 2021 17h06

Praça da Saúde presta homenagem ao padre Firmo

24/11/2021

JULIA MILHOMEM BATISTA

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, revitalizou e entregou na manhã desta terça-feira (24), a ‘Praça da Saúde’, com destaque ao busto do saudoso Padre Firmo Duarte.

Para o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que representou o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, a cidade de Cuiabá, se confunde com a religiosidade. Ele destaca que padre Firmo além de cumprir seu papel religioso, que plantou a semente do bem, foi uma pessoa de grandes desafios. Como por exemplo, o primeiro desafio de ajudar na restauração da Catedral Metropolitana de Cuiabá e criação do “Vinde e Vede”.

“Este é um momento de grande emoção em poder homenagear este sacerdote que faz parte não apenas da história de Cuiabá, mas de Mato Grosso”, afirma. De acordo com o vereador, Mário Nadaf, autor da Lei Municipal nº 6.542, a praça a partir de agora será chamada “Praça da Saúde Padre Firmo”. Para ele,  essa homenagem retrata a importância do sacerdote para os cuiabanos.

“Não poderíamos deixar de fazer uma homenagem para este grande homem. O local que decidimos colocar o busto se resume onde padre Firmo dedicou anos de sua vida como sacerdote. O busto está olhando para o ginásio do colégio São Gonçalo, onde todas às quartas-feiras ocorriam missas que traziam inúmeros fiéis”, explica.

Segundo o Diretor Geral do Colégio Salesiano São Gonçalo, Padre Hermenegildo Conceição Silva, a história de padre Firmo  retrata um homem simples, bem-humorado e visionário. Na ‘famosa missa das quartas-feiras’ no ginásio do colégio, centenas de pessoas que professavam a fé por meio dos testemunhos de milagres, além de iniciar o maior evento dos católicos o “Vinde e Vede”.

“Neste dia festivo nos encontramos para celebrar a alegria de viver o espírito transmitidos a nós por São João Bosco, e a gratidão por fazermos parte da família salesiana em Cuiabá. Nossa gratidão a Deus por nos permitir conviver com padre Firmo e nossa gratidão a todos que fizeram para que essa homenagem fosse concretizada”, revela.

João Bosco de Almeida Duarte, sobrinho do sacerdote homenageado, conta como foi conviver com Firmo e lembra dos momentos que passou no colégio São Gonçalo e Dom Bosco em Campo Grande.

“Fico feliz em estar aqui e participar desta homenagem, principalmente, em uma praça que leva o nome de saúde. Eu como médico, sobrinho e irmão do padre Firmo, reforço a necessidade em se ter saúde física e espiritual. Sempre levarei em meus pensamentos diários e em meu coração este padre tão abençoado que tive a graça de conhecer”, finaliza.