Obras Públicas / PONTO DE PASSAGEM

02 de Março de 2020 10h00

Ponte de madeira na comunidade Maria Hipolita é substituída por estrutura de concreto

02/03/2020

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá deve finalizar nos próximos dias a construção de um bueiro celular duplo na estrada de acesso a comunidade Maria Hipolita, situada na região Sul. No local, toda tubulação já foi instalada, restando apenas a conclusão da etapa de aterramento e compactação do solo. Por conta das fortes chuvas que atingiram a Capital nos últimos dias, o trabalho foi transferido para esta semana.

A edificação da estrutura de concreto armado é feita com o objetivo de substituir a ponte de madeira que era utilizada pela população da região. A intervenção se fez necessária devido a antiga travessia não oferecer mais a segurança para os transeuntes. A partir da construção do bueiro celular, o tráfego será restabelecido, com capacidade para suportar todos os veículos que passam pelo local diariamente.

Para a construção do novo ponto de passagem, a Secretaria de Obras Públicas instalou cerca de 10 metros de aduelas de 2x2,5, divididas em duas seções. A tubulação de concreto é considerada pelas normas técnicas da engenharia civil como extremamente apropriada para esse tipo de demanda. Além de mais resistente, possui uma maior eficiência no escoamento da água, principalmente durante o período chuvoso.

“Esse é um trabalho que vai dar um fim definitivo aos problemas enfrentados pelos moradores da região. Toda temporada de chuva a população tinha se arriscar ao passar pela ponte de madeira, já que a mesma ficava com sua estrutura comprometida. Agora, pedestres, pequenos veículos e até grandes caminhões poderão atravessar tranquilos, pois fizemos um serviço de qualidade”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.