Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

18 de Fevereiro de 2018 10h30

Operação Tapa-buraco encerra a semana atendendo seis localidades

18/02/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A operação “Tapa-buraco” finalizou, nesta sexta-feira (16), o cronograma de trabalho da semana atendendo mais seis localidades. Com ações intensificadas durante o período chuvoso, as equipes da Secretaria Municipal de Obras públicas realizaram o serviço de manutenção das vias nos bairros Pedra 90, Altos da Serra I e II, Consil, CPA III, além da Avenida Jurumirim. A ação de infraestrutura faz parte do planejamento de melhoria da malha viária e humanização no trânsito da Capital, que tem sido desenvolvido pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Desde janeiro deste ano, a operação passou a atuar com oito equipes atendendo as demandas levantadas pelo grupo de monitoramento da pasta e também recebidas por meio do telefone (65) 3315-3051. Para garantir uma maior agilidade e eficiência no serviço prestado à população, as equipes são distribuídas de maneira coordenada pelas quatro regiões da cidade, seguindo um plano de atuação montado semanalmente.

Para o mecânico Leandro Lima, morador e proprietário de uma estabelecimento comercial no bairro CPA III, o serviço de recuperação chegou em boa hora na comunidade. “Estávamos precisando receber esse trabalho. Até porque, a permanência dos buracos acaba oferecendo riscos para os motoristas que precisam desviar para conseguir transitar. Aqui na Alameda Cinco, por exemplo, já presenciei alguns acidentes por esse motivo. Mas, acredito que agora esse problema está resolvido, pois o feito um bom trabalho”, comentou Leandro.

A “Tapa-buraco” é uma ação permanente que utiliza em sua execução a massa asfáltica do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos modelos de capa mais recomendadas para o revestimento das vias. Nesse período, o serviço tem sido realizado prioritariamente em avenidas consideradas de grande fluxo. Conforme a equipe de engenharia técnica da Secretaria, a grande quantidade de chuva torrencial que tem caído sobre a Capital é um fator preponderante para o aumento no surgimento de buracos.

De acordo com o motoboy Wagner do Reis, morador do bairro Vila Rosa, a realização do serviço também é importante para evitar que motoristas e motociclistas tenham prejuízos causados por conta desse tipo de situação. “É algo simples, mas que nos ajuda muito a minimizar os gastos. Principalmente para quem atua na minha profissão, que anda por toda a cidade. No meu caso, o risco ainda é ampliado, pois trabalho no período noturno. Passo, praticamente, todos os dias pela Jurumirim e é muito bom saber que a manutenção chegou nessa avenida também”, pontuou Wagner.