Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

07 de Fevereiro de 2018 09h02

Operação Tapa-buraco é intensificada durante temporada de chuva na Capital

07/02/2018

BRUNO VICENTE

Secretaria de Obras Públicas

Arquivo

Visando garantir uma maior segurança e conforto aos condutores cuiabanos, a Prefeitura de Cuiabá está intensificando a operação “Tapa-buraco” durante o período de chuva. Com mais de 100 bairros atendidos desde seu lançamento, em 2017, o programa passou a operar neste ano com oito equipes distribuídas diariamente em diversas localidades da cidade.  A ação de infraestrutura faz parte do planejamento de melhoria da malha viária e humanização no trânsito da Capital, que tem sido desenvolvido pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ação de infraestrutura é executada com base em levantamentos elaborados pela equipe de monitoramento da pasta. Além disso, todas as solicitações recebidas por meio do telefone (65) 3313-3051 também são inseridas na sondagem, permitindo assim a montagem de um plano de atuação ágil e eficiente, onde as demandas consideradas mais urgentes são estabelecidas e fixadas no cronograma de trabalho.

Conforme explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues, a grande quantidade de chuvas torrenciais que têm caído sobre a Capital nos últimos meses, aliada ao longo período de existência da malha asfáltica da maioria das vias cuiabanas, são fatores apontados como preponderantes para o surgimento de buracos. Outro ponto considerado pelo secretário como importante dentro desse contexto é o fato de uma quantia considerável de ruas e avenidas da cidade terem sido constituídas sem a edificação do sistema de drenagem.

“Como estamos em um período chuvoso, quando tapamos um buraco, outro acaba aparecendo em um novo lugar, mas estamos conseguindo manter isso sobre controle. É um tipo de demanda que não se resolve instantaneamente e, por isso, é necessário que haja um pouco de paciência de todos. A Secretaria está trabalhando diariamente para sanar esse problema e foi pensando nisso que montamos esse planejamento, para atuar com várias frentes de trabalho ao mesmo tempo”, esclarece Vanderlúcio.

O secretário destaca ainda que, pensando em alcançar a maior durabilidade possível do serviço executado, a pasta tem utilizado o revestimento do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos modelos de massa asfáltica mais recomendadas para essas ações. Vanderlúcio ressalta também que a “Tapa-buraco” é uma operação permanente que, mesmo após o fim da temporada de chuva, irá permanecer sendo realizada de forma intensificada ao longo do ano.

“Podemos dizer que, na medida do possível, as principais vias do município então sob controle. Sabemos que existe uma concentração maior de buracos nos bairros mais afastados da região central, mas temos um compromisso com a população e, dentro da nossa gestão humanizada, iremos continuar levando esse trabalho para todas as comunidades”, pontua o gestor.