Obras Públicas / Mais lazer

16 de Junho de 2016 16h32

Obras do Porto Cuiabá são intensificadas e previsão é que sejam entregues em dezembro

16/06/2016

LUCIANA SOUZA

Tchélo Figueiredo

Abandonada por muitos anos, a orla do Rio Cuiabá no bairro do Porto, passa agora por um processo de revitalização. As obras já estão em sua segunda fase, com mais de 50% das obras concluídas. O novo espaço de lazer para a população cuiabana, contará com toda a recuperação da estrutura atual de calçamento, piso cerâmico, iluminação e paisagismo. Também ganhará um novo aquário, com o atual expandido em mais 800 metros quadrados. Atualmente, a equipe trabalha na parte de recuperação das calçadas e pisos, com mais 80% dos trabalhos concluídos e início das instalações elétricas, que começaram na última semana. A previsão de entregue é para dezembro deste ano.

“Esta obra representa mais que um projeto do prefeito Mauro Mendes. Ela é a resposta à população, que por anos viu este lugar abandonado, servindo para ponto de drogas , que é possível ter uma cidade bonita, revitalizada, sem perder sua essência histórica. Aqui as famílias terão mais um espaço de lazer, de convivência e o mais importante, com segurança. Assim como os outros espaços de lazer que temos entregado à população, esse é mais um compromisso que o Mauro está cumprindo com os cuiabanos,” disse o secretário de Governo e Comunicação, Kleber Lima.

Kleber também destacou que além de devolver o espaço à população, as obras também representam mais investimentos da iniciativa privada na capital. “O Poder Público cria um ambiente novo e com isso chama atenção para a iniciada privada, que começa a se interessar em investir na nossa cidade. Um relacionamento entre os setores público e privado somente acontece quando mostramos a eles que a estrutura tem potencial. Que vale a pena investir. E é o que estamos unindo nos projetos. Transformar nossa Cuiabá em uma cidade de grande potencial de investimento”, declarou.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Obras, Júlio Malheiros, além da revitalização da orla, o bairro do Porto vem recebendo grandes melhorias e que a cidade terá um bairro renovado em breve. “O bairro já tem recebido os serviços de recuperação nas principais ruas, as duas praças estão sendo revitalizadas, calçadas. Resgataremos um bairro antes abandonado. Daqui algum tempo teremos um Porto totalmente revitalizado”, reiterou.

Quando finalizadas as obras, o local terá cinco espaços para ambientes de alimentação, como bares e restaurantes. Dois com 2.310 metros quadrados e três com 3,251. Assim como o Parque Tia Nair, será aberto processo de licitação para empresas que se interessem pelo uso do local, especificamente em serviços de entretenimento, merchandising e alimentação. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, explicou que todo o valor arregrado no local, será destinado para a empresa Limpurb - empresa de limpeza Urbana, que mantém contrato com prefeitura – para fazer a manutenção do ambiente.

Ele lembra que será realizado, em transparência, o processo de concessão, “seguindo rigorosamente os procedimentos legais dentro do que demanda a abertura de um pregão,” finalizou Alberto.