Obras Públicas / CENTRO HISTÓRICO

18 de Janeiro de 2018 11h18

Obras de recapeamento passarão a ser executadas também no período noturno

18/01/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Por determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a empresa responsável pela execução das obras de fresagem e recapeamento nas vias da região central da Capital passará a atuar também durante o período noturno. A decisão do gestor cuiabano começou a ser colocada em prática já na noite desta quarta-feira (17), levando em consideração a necessidade de adiantamento dos trabalhos, principalmente, nas vias que apresentam um grande fluxo.

Conforme acordado com a empresa, respeitando as leis trabalhistas, o grupo com cerca de 40 funcionários irá se dividir em duas equipes para a atuação nos períodos diferentes. Os trabalhos continuarão sendo realizados em horário comercial, com pausa programada no horário de pico, correspondente ao intervalo das 18h às 20h. A partir desse horário, onde o fluxo de veículos é menor, uma nova equipe assume o serviço, prosseguindo até às 4h.

“É uma alternativa que encontramos para diminuirmos ao máximo os desconfortos gerados à população. O prefeito Emanuel Pinheiro já havia nos orientado para que, caso fosse possível, adotar essa medida e, seguindo a determinação, fizemos algumas reuniões com os diretores da empresa, no intuito de sensibilizá-los. A empresa foi extremamente parceira e, imediatamente, organizou essa redistribuição”, explicou o secretário-adjunto de Obras Públicas, Júlio Malheiros.

Contando com a parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a ação provocará pequenas alterações na rotina de fluxo da via. As interdições necessárias para a realização dos serviços e também para a garantia da segurança dos trabalhadores e motoristas que passam pela via, continuará sendo efetuada em uma faixa por vez, com a presença de agentes de trânsito sempre que for preciso.

“O ponto mais critico era o do contorno da Praça Oito de Abril. Agora entramos em uma parte, onde a pista de rolamento apresenta uma largura maior e com isso as alterações na trafegabilidade da avenida serão mínimas”, pontuou o adjunto.

Ampliação

Para chegar ao resultado desejado o Executivo municipal está investindo o montante equivalente a R$ R$ 5.181.650,00, que resultará na realização de mais de 13 km de recuperação de pavimentação. A intervenção na área central é um seguimento de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura, no intuito de promover uma verdadeira reestruturação da região vista como o coração da Cuiabá dos 300 anos.

O serviço na área central será realizado semelhantemente ao já executado pelo Município no ano passado na Rua Juriti, no bairro Recanto dos Pássaros, na alça do contorno do Viaduto da Miguel Sutil, e também em cerca de 4 km da Av. Historiador Rubens de Mendonça, no trecho situado na altura do Parque Massairo Okamura até a Cruz Vermelha Brasileira. Além disso, posteriormente, o mesmo trabalho será ampliado para as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Alziro Zarur.