Obras Públicas / HISTÓRICO

19 de Outubro de 2021 14h13

Obras de pavimentação na gestão Emanuel Pinheiro alcançam cerca de 300 km e transformam a infraestrutura de Cuiabá

19/10/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Com os mais de 14 quilômetros de pavimentação entrega na noite desta segunda-feira (18) no bairro Jardim Florianópolis, localizado na região Norte da Capital, a gestão Emanuel Pinheiro alcançou a marca histórica de aproximadamente 300 quilômetros de asfalto novo construído em Cuiabá. As obras foram executadas no período de 2017 a 2021, beneficiando todas as regiões da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, o número abrange tanto o atendimento das comunidades que não possuíam suas vias revestidas com a massa asfáltica quanto à recuperação da malha viária antiga das principais avenidas. As intervenções fazem parte do programa Minha Rua Asfaltada, implantado na Prefeitura de Cuiabá com o objetivo assegura melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana.

Esse planejamento foi iniciado em 2017 e até o ano de 2020, chegou a mais de 250 quilômetros de pavimentação construída em mais de 50 bairros afastados da região central e principais avenidas. O trabalho continua gerando frutos e, somente em 2021, são cerca de 50 quilômetros alcançados. Todas as obras ainda são compostas por rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçada.

“Quando nossa gestão assumiu a Prefeitura de Cuiabá, o compromisso foi o de atender aqueles que mais precisam das ações do poder público. É o caso do Florianópolis, do Dr. Fábio, Altos da Serra, Despraiado, São Roque e muitos outros. A demanda ainda é grande, principalmente pelo crescimento de Cuiabá, que é constante. Mas, com toda certeza, a cidade está muito melhor do que recebemos em 2017”, comenta o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

No caso de malha viária recuperada estão entre as avenidas atendidas a Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa da Costa, Profª Alice Freire, Edgar Vieira, Antártica, Mário Palma, Jurumirim, Coxipó Mirim, Pau Brasil, Rodovia Palmiro Paes de Barros, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas e outras 30 da região central.

NOVAS OBRAS

Além das obras já executadas e em andamento nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, a Prefeitura de Cuiabá trabalha para que novos bairros sejam alcançados pelo programa Minha Rua Asfaltada. Neste momento, estão em fase final as etapas administrativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pavimentação de mais 19 bairros. 

Também já estão em andamento os processos licitatórios para contratação das empresas que irão executar as obras. Por ser uma grande quantidade de bairros, foram abertas duas concorrências públicas. Entre os beneficiados estão, por exemplo, o Altos da Boa Vista, Parque Atalaia, Jardim Aroeira, Tancredo Neves, Pascoal Ramos, Jardim Liberdade, Planalto, Nova Esperança I (Etapa III), Centro América, Novo Horizonte e Jardim Passaredo.