Obras Públicas / REESTRUTURAÇÃO

21 de Setembro de 2017 10h52

Obras da nova estrutura sobre o Córrego Sucuri entram na fase final

21/09/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Gustavo Duarte

Arquivo

Atendendo uma solicitação dos cerca de sete mil moradores do Distrito do Sucuri e comunidades adjacentes, a Prefeitura de Cuiabá está finalizando os trabalhos de substituição da antiga ponte de madeira sobre o Córrego Sucuri por bueiro celular duplo de concreto. Com o término do processo licitatório para a compra das estruturas pré-moldadas, a obra foi retomada no início desta semana se encontra na fase final de execução. A previsão é de que nas próximas semanas a troca esteja efetivamente concluída e o novo ponto de passagem entregue à população.

Conforme a assessora técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Tieko Yamamoto, a substituição da ponte de maneira se faz necessária devido ao tráfego de veículos existente na região, o que resultou no desgaste da estrutura anterior, que já não oferecia mais a segurança essencial para os transeuntes. Com a reestruturação, o fluxo será restabelecido normalmente, tendo a devida capacidade para suportar o volume de veículos pesados, que transitam pelo local.

“É um trabalho minucioso que exigiu todo o cuidado dos nossos técnicos, dimensionado cada detalhe e dando eficácia na substituição. Agora, pedestres, pequenos veículos e até grandes caminhões poderão atravessar tranquilos, pois se tem um serviço de qualidade. É um processo que devolverá para a comunidade a tranquilidade e contribuirá para o desenvolvimento da localidade”, afirmou Tieko.

Para a recuperação completa da ponte, serão instalados no leito do córrego pelo menos 24 metros de tubos de concreto de resistência dupla, com capacidade de vasão de água superior ao previsto no córrego, inclusive durante o período chuvoso. Além disso, toda a obra é acompanhada pelo trabalho de aterramento e compactação do solo, reforçando as cabeceiras da estrutura.  

Também esteve visitando a obra da nova o subprefeito do Distrito do Sucuri, Walter Arruda, que destacou que de imediato a obra vai contemplar mais de 10 mil pessoas que usam a ponte diariamente. Segundo Arruda, a restruturação pode contribuir inclusive para o aquecimento da economia local, visto que nos fins de semana um grande número de pessoas costumava se deslocar para a região, em busca de lazer com a família.

“Antes os pequenos produtores utilizavam essa ponte como forma de escoamento de sua produção. Com ela danificada, passaram a usar a MT-10. Mas, com a nova estrutura de concreto, a estrada voltará a ser uma opção. Iremos retomar os grandes tempos de comercio e isso temos que agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro”, comemorou Walter Arruda.