Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

28 de Maio de 2019 15h15

Obra no Jd. Florianópolis evolui e chega à etapa de pavimentação

28/05/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Mais 14 quilômetros de pavimentação começam a ganhar forma no bairro Jardim Florianópolis. Situada na região Norte, a comunidade está incluída no programa minha Rua Asfaltada, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. Com a etapa de construção do sistema de drenagem pluvial concluída, a obra evolui, agora, entre as fases de terraplanagem e revestimento das vias com a massa asfáltica.

Contando com uma equipe formada por mais de 30 operários, o trabalho de pavimentação já alcançou as Ruas 21, 22, 23 e 24. Conforme o planejamento, a previsão é de que nos próximos dias, o grupo seja deslocado para realizar o serviço nas Ruas 03 e 04. Em todas as vias, a Prefeitura tem adotado a utilização da capa asfáltica do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado o mais recomentado para esse tipo de obra.

Além disso, o Minha Rua Asfaltada respeita todas as etapas técnicas recomendadas pela área da construção civil, no intuito de assegurar uma maior longevidade na malha viária. Na parte interna do solo, por exemplo, a edificação da rede de galerias pluviais em todas as ruas, garante uma drenagem eficiente da água, impactando diretamente na durabilidade da obra.

“A construção da rede de drenagem é uma exigência do prefeito Emanuel Pinheiro. Infelizmente, em épocas passas, essa etapa não era levada em consideração. Uma obra sem essa estrutura significa prejuízo aos cofres públicos e transtornos aos moradores. Também observamos os terrenos de cada bairro, pois têm suas especificidades e, por isso, o diâmetro de cada manilha é escolhido conforme a necessidade da região”, explica o secretário municipal de Obras Púbicas, Vanderlúcio Rodrigues.

As ações de infraestrutura viária fazem parte do programa 'Minha Rua Asfaltada', implantado em 2017 com a meta de universalizar o benefício da pavimentação. Até o momento, são mais de 40 bairros atendidos e cerca de 200 quilômetros de malha viária alcançada, somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.