Obras Públicas / RECAPEAMENTO

26 de Maio de 2020 13h05

Obra de recuperação asfáltica avança ao longo da Avenida Fernando Corrêa da Costa

26/05/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Com equipes atuando em diferentes etapas, a Prefeitura de Cuiabá segue avançando com a recuperação da malha viária da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Neste momento, os cerca de 30 operários trabalham, simultaneamente, nos dois sentidos da via. Conforme planejado, a obra deve alcançar um trecho aproximado de sete quilômetros. 

Para evoluir de maneira ágil, o trabalho é dividido em duas fases. Dessa forma, uma equipe é designada para realizar a parte de fresagem, que consiste na retirada de todo pavimento danificado. Ao mesmo tempo, um segundo grupo opera no lançamento de uma nova cobertura de massa asfáltica onde a antiga já foi removida. 

Anteriormente, a Prefeitura de Cuiabá já executou o mesmo serviço no trecho situado entre o trevo de acesso à rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) até a Ponte do Coxipó e também na Av. Cel. Escolástico. As ações fazem parte do programa Minha Rua Asfalta que, além de levar para os bairros obras de pavimentação, também atua na recuperação completa das vias. 

Coordenado pela Secretaria de Obras Públicas, o trabalho é desenvolvido sem a necessidade de fechamento completo da avenida. Dessa forma, a Pasta orienta os condutores que trafegam pelo local a redobrar a atenção e observarem a sinalização, pois as interdições acontecem apenas nas faixas em que a equipe estiver atuando. 

“Neste momento, estamos atuando nas proximidades da Universidade Federal, na pista sentido centro. A Fernando Corrêa é uma das vias mais antigas da cidade e com o tempo de vida útil do seu pavimento já ultrapassado. Por isso, estamos fazendo essa recuperação no trecho entre a Praça dos Motoristas e a Ponte do Coxipó”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues. 

RECAPEAMENTO

O recapeamento é uma das atividades adotadas para melhorar a mobilidade urbana. A medida consiste na retirada do asfalto antigo e substituição por um novo, tendo como foco principal as vias mais movimentadas da cidade. A Secretaria reforça ainda que o trabalho de reconstrução de pavimento é feito respeitando a disponibilidade orçamentária do Município. 

A recuperação da malha viária é desenvolvida desde 2017. Neste período, já foram beneficiadas ruas e avenidas como a Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa da Costa, Profª Alice Freire, Edgar Vieira, Antártica, Mário Palma, Jurumirim, Coxipó Mirim, Pau Brasil e outras das quatro regiões. Da mesma forma, o Município executou, em 2019, o recapeamento em mais de 30 vias da região central.