Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

28 de Novembro de 2018 15h30

Obra de pavimentação do Ribeirão do Lipa se divide em diferentes estágios

28/11/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá dá seguimento às obras de pavimentação do bairro Ribeirão do Lipa. Fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com uma empresa privada, o trabalho está concentrado, neste momento, na primeira etapa da comunidade. Beneficiadas pelo programa Minha Rua Asfaltada, algumas vias já receberam as etapas de construção da rede de drenagem, terraplanagem e imprimação. Neste momento, uma equipe atua na efetuação de diferentes serviços nas ruas S/D Projetada e das Mansões.

A ação de melhoria da infraestrutura viária da localidade está dividida em dois estágios. No primeiro, o TAC assegura o investimento de quase R$ 2 milhões, feito pela iniciativa privada, para a edificação de aproximadamente dois quilômetros de pavimentação, compreendendo pelo menos 11 ruas. Após a empresa cumprir com os acordos registrados no documento, a Prefeitura dará seguimento à segunda parte, executando a quilometragem restante para alcançar 100% do bairro.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem nos orientado a tomar todas as providências necessárias para que a empresa cumpra com sua parte acordada no TAC. Por conta de problemas judiciais, a obra acabou tendo seu andamento prejudicado. Nesse sentido, juntamente com o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, estamos sempre fazendo nossa parte para cobrar a construtora e assegurar a continuidade do serviço. Sabemos dos grandes benefícios que a pavimentação trará à população e vamos fazer tudo que for possível para alcançar todo o bairro”, comenta o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Benedito Anunciação, o Ribeirão do Lipa completou 52 anos de existência e, atualmente, possui cerca de 1.300 imóveis, chegando a um número aproximado de sete mil moradores. Para ele, a execução da obra no local é uma demonstração que a atual gestão tem procurado atender às demandas da região central, mas, ao mesmo tempo, voltar sua atenção também para as comunidades mais afastadas.

“Temos um prefeito que está com os olhos voltados para nossa região. Por isso, para todos os moradores do Ribeirão do Lipa o asfalto é um sonho começa a ser realizado. Nosso bairro tem mais de 50 anos e, em todo esse tempo, nenhuma gestão havia realmente olhado para nosso bairro com vontade de dar uma solução nessa demanda de infraestrutura. Hoje, a obra está sendo feita, inclusive, com a rede de drenagem. Tudo isso gera uma expectativa muito boa em nós moradores”, afirma Anunciação.

O programa

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central da Capital. Até o momento são cerca de 30 bairros atendidos pelo programa e um total de 180 quilômetros de malha viária alcançada, entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

O número está dentro do planejado pelo Município, que pretende chegar até o ano de 2020 com, pelo menos, 600 quilômetros executados. Para isso, o Executivo não tem medido esforços, tanto para finalizar as obras já iniciadas quanto para conquistar mais recursos e ampliar a quantidade de comunidades contempladas. O andamento das atividades é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que, como parte das ferramentas de controle, elabora periodicamente um relatório de execução.