Obras Públicas /

11 de Janeiro de 2011 13h45

Mutirão beneficiará mais de 120 mil moradores da Regional Norte

11/01/2011

Sanny Lisboa- PMC

O prefeito Francisco Galindo deu início na manhã desta terça-feira (11.01) a uma série de grandes mutirões que vão ser feitos em todos os bairros de Cuiabá. O projeto piloto chamado de “Regionais em movimento” é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e as administrações regionais. Neste primeiro mutirão, os trabalhos ficam concentrados durante uma semana em 60 bairros da Regional Norte.  

A ação compreende limpeza de ruas e praças, pintura de meios fios, troca de lâmpadas, retirada de bolsões de lixo, encascalhamento, limpeza de bocas de lobo e tapa buracos. Só neste primeiro mutirão 120 mil pessoas que moram nos bairros da Regional Norte serão beneficiadas pela ação.  

Cem servidores, 20 de cada regional mais 20 da Seminfe, executam os serviços. O maquinário envolvido na ação compreende 13 caminhões, cinco pás carregadeiras e três patrolas. Segundo o prefeito, o projeto nasceu da criatividade dos administradores que, diante as dificuldades financeiras da prefeitura, tiveram a idéia de unir esforços  trabalharem juntos com a Seminfe. ”É com criatividade que venceremos as dificuldades; sem recursos o que prevalece é a disposição e a vontade de fazer”, disse o prefeito elogiando a iniciativa dos administradores regionais. 

Os mutirões serão realizados semanalmente, em cada regional. A próxima regional a receber os serviços é a Leste, que também é formada por 60 bairros. De acordo com o secretário de Infraestrura, Paulo Borges, o trabalho será contínuo e o rodízio nas regionais se estenderá até o final de 2011. Em março será feita a primeira avaliação para verificar o resultado e o impacto dos mutirões. “Vamos resolver grande parte dos problemas de infraestrura nos bairros de Cuiabá”, observou Borges. 

Segundo o administrador da Regional Norte, Edmundo Lucas da Silva, essa é uma ação mais efetiva e que vai surtir impacto imediato.  “O trabalho de limpeza, por exemplo, vai combater o mosquito da dengue, a troca de luminárias vai melhorar a Segurança Pública, a limpeza de bocas de lobo vai evitar enchentes e assim por diante”, explicou Edmundo. 

O prefeito adiantou que assim que todas as regionais receberem os mutirões regularmente e o serviço de coleta de lixo for regularizado na Capital, a prefeitura fará uma campanha de conscientização com a população para que os cuiabanos colaborem com o Poder Público na manutenção dos serviços. “Só a prefeitura não consegue manter a cidade limpa e bonita, é preciso que as pessoas nos ajudem”, explicou.