Obras Públicas / Viver melhor

05 de Novembro de 2015 14h06

Moradores do bairro Pedra 90 comemoram finalização das obras de pavimentação

05/11/2015

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

Os 120 mil moradores do Pedra 90 recebem nesta sexta-feira (06), 100% da pavimentação asfáltica do bairro. Com investimento de 35 milhões, as obras, que fazem parte do programa’ Novos Caminhos’, abrangeu as quatro etapas do bairro, com 38,5 quilômetros de asfalto novo, além de todo calçamento, meio fio, coleta, água servida e 19,6 quilômetros de drenagem. A solenidade de inauguração acontece às 19h, na Rua 27, ao lado da igreja católica.

Os moradores fazem um painel do antes e depois do bairro. Do marco que é a conclusão das obras, que transformou a realidade do local, antes cheio de promessas vazias, agora com  promessa cumprida.

“As obras marcam uma nova era para a população dessa região, que esperou mais  de 20 anos  para contemplar essa mudança. Estamos muito felizes por essa conquista, pois essa entrega representa mais que asfalto. Ganhamos em saúde, bem-estar”, destaca Marco Antônio da Silva, morador há 18 anos e comerciante da rua 40, segunda etapa do bairro.

A moradora da rua 71, Ermínia de Souza Pereira, uma das fundadoras do bairro, lembra como eram as ruas antes das obras.” Nossa, aqui era complicado demais. Na seca, tínhamos problemas com a poeira. Na chuva, problemas com a lama. Não conseguíamos ter uma vida digna. Ficávamos ‘ilhados’ dentro de casa. Mais abaixo da minha rua, se formava uma lagoa, até batizaram a rua de ‘as quatro lagoas’ de tanto que era precária a situação,  virou símbolo. Agora temos outra imagem. Ganhamos dignidade. Eu só tenho a agradecer”, conta com alegria.

A representante dos moradores, Cleonice Ramos, presidente do bairro há quatro anos e moradora da Rua Santos Dumont há 24 anos, em tom de agradecimento, fala da história de luta pelas melhorias em outras gestões e como essa conquista é importante para o bairro.

“Os moradores já estavam cansados de tantas promessas, então quando se falava em obras de pavimentação, eles eram descrentes. Não acreditavam nessa realidade. Mas juntos com alguns colaboradores fomos buscar essa vitória. O prefeito mostrou não só interesse, mas fez acontecer. Hoje, quando olhamos para nosso lugar de vivência, podemos sorrir. É tempo de mudanças e a nossa já chegou. Um marco na história do bairro” relata.

Segundo ainda Cleonice, além da felicidade com a nova imagem do bairro, a população local mostra também a conscientização com a qualidade de vida que está acontecendo diariamente em seus cotidianos. “Antes tínhamos barro, ou quando não chovia tinha bastante pó, as crianças tinham dificuldade para ir até a escola, então além de trazer mais conforto às pessoas dessa comunidade também ganhamos em educação, saúde e lazer”, finaliza.

As obras de pavimentação no bairro Pedra 90 tiveram início em julho de 2014. Do total pavimentado no bairro, 20 quilômetros foram inaugurados no dia 17 de abril deste ano.

Novos Caminhos

No último dia 25 de setembro, a prefeitura já havia entregue 8,5 km de asfalto e drenagem de águas pluviais no Jardim Renascer, completando 100% da pavimentação asfáltica do bairro.

Com a inauguração da pavimentação de todas as vias do Pedra 90, o programa  chega este ano a  marca de 200 km de asfalto novo, cumprindo o cronograma de pavimentação da prefeitura,  que tem  como meta fechar o ano de 2016 com 300 quilômetros de asfalto novo.