Obras Públicas / TRABALHO CONTÍNUO

01 de Junho de 2021 09h41

Moradores da comunidade rural Ecoville II ganham mais duas travessias de concreto

01/06/2021

BRUNO VICENTE

Assessoria

Arquivo

Situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a comunidade rural Ecoville II ganhou mais duas travessias de concreto. As estruturas foram construídas diretamente pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, desde o mês de maio, está sendo utilizadas pelas mais de 50 famílias que habitam na região.

As travessias foram edificadas em dois diferentes pontos de acesso à comunidade, eliminando um antigo problema de trafegabilidade enfrentado pela população. Com base na necessidade de cada local, a Secretaria supriu as demandas com as construções de um bueiro celular simples e um bueiro tubular simples.

As vias de acesso também receberam o trabalho de patrolamento e cascalhamento. “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a determinação de cuidar do perímetro urbano sem esquecer da zona rural. São regiões também povoadas por trabalhadores, que merecem nosso respeito”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Além das duas travessias, a Ecoville é uma das comunidade que já foram beneficiadas pela Prefeitura de Cuiabá com o levantamento de uma ponte de concreto na principal rota utilizada pelos moradores. Em 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro investiu R$ 751.640,09 em uma estrutura de concreto sobre o Rio Coxipó, com 50m de extensão e 4,20m de largura.

No local, todos os anos, a passagem de madeira totalmente improvisada, edificada por meio da colaboração mútua entre residentes na região, não resistia à força das correntezas e era levada pelas águas do Coxipó. Quando não existiam mais opções, os moradores ainda se arriscavam em bondinho de metal, também feito por eles mesmos e sem nenhuma segurança.

“Sempre destacamos que nosso trabalho para melhorar a vida da população é contínuo. E isso é confirmado na prática por ações como essas. Primeiro entregamos uma grande ponte. Agora, foi nossa apresentada novas necessidade e, mais uma vez, nos empenhamos para atendê-las. A cidade não para e nossa gestão também não”, pontua Stopa.

META SUPERADA

Um levantamento feito pela Secretaria de Obras Públicas demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro superou em 260% a meta de construção de travessias de concreto, estabelecida para 2020. De acordo com a Pasta, o planejado para o ano era de 10 novas estruturas, mas os dados apontam que foram edificadas 36.

O número engloba as travessias do tipo bueiro celular, bueiro tubular e ponte de concreto, implantadas tanto no perímetro urbano quanto na zona rural de Cuiabá. Essa é a terceira vez consecutiva que a meta é superada, já que em 2018 foram construídas 21 travessias e, em 2019, o número chegou a 23, demonstrando um constante crescimento. 

Leia mais:

Secretaria de Obras Públicas supera em 260% meta de construção de travessias de concreto estabelecida no PDI