Obras Públicas / OBRAS PÚBLICAS

01 de Setembro de 2017 16h17

Mais três bairros foram atendidos com a operação tapa-buraco esta semana

01/09/2017

JULIA MILHOMEM BATISTA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Nesta semana a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou mais uma ação da Operação Tapa-buraco nos bairros Santa Terezinha, Santa Amália e Altos da Serra.

Para o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues da Silva, a intenção é que este trabalho seja feito nos 198 bairros da capital ainda este ano. “Mesmo que o bairro receba a operação Tapa-buraco existem algumas situações como, por exemplo, os períodos chuvosos, que fazem com que novos buracos surjam nos bairros, portanto, se faz necessário o retorno com a nossa equipe e refazer o trabalho”, destaca Vanderlúcio.

Três equipes, com cinco funcionários e dois caminhões, fazem este trabalho diariamente nos bairros da Capital. Os serviços são realizados de acordo com um estudo e as necessidades urgentes que surgem diariamente nos bairros. Na semana passada, os trabalhos foram voltados para os bairros da região Leste, Jardim Araçá, Jardim Mariana, Cidade Verde e Cidade Alta.

De acordo com o secretário-adjunto de Obras Públicas, Julio Cesar Malheiros, a operação tem o objetivo de tapar os buracos das ruas.  “Estamos trabalhando arduamente para melhorar a malha viária da cidade. Por exemplo, hoje excepcionalmente estávamos com sete caminhões e uma equipe com cinco servidores na avenida principal do bairro Santa Terezinha e, paralelamente, nos bairros Santa Amália e Altos da Serra. Isso mostra o nosso empenho em colocar em prática o que foi definido pelo prefeito Emanuel Pinheiro no início do mandato em ver os bairros melhores”, destacou o secretário-adjunto.

Ele ainda explica que o material usado tanto no tapa-buraco como no recapeamento e reperfilamento é conhecido tecnicamente como Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado um dos melhores tipos de massa asfáltica.

A Secretaria também tem atuado como fiscalizadora, exigindo das empresas que todo serviço seja prestado conforme acordado em contrato. 

A operação tapa-buraco tem investimento aproximadamente R$ 2,4 milhões de recursos municipais. A próxima etapa será na região norte, desta vez, no bairro CPA 3.  

A ação de infraestrutura foi lançada pela Prefeitura de Cuiabá no final de janeiro, após um levantamento ter constatado a existência de mais de 44 mil buracos na cidade.