Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

31 de Janeiro de 2020 10h30

Mais de 4 km de pavimentação já foram executados no Jardim Paulicéia

31/01/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Um antigo sonho de milhares de moradores do Jardim Paulicéia está se transformado em realidade. Situada na região Sul da Capital, o bairro é um dos contemplados pela Prefeitura de Cuiabá com programa Minha Rua Asfaltada e começa a ter suas vias cobertas pela pavimentação. Conforme o cronograma, a previsão é de que até maio todo o trabalho seja concluído.

Na comunidade, o serviço de construção de rede de drenagem de águas pluviais já foi finalizado, restando apenas o asfaltamento e a edificação de meio-fio e calçada. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, dos sete quilômetros de pavimentação programados, mais de quatro já foram executados. A ação de infraestrutura no bairro é realizada por meio da aplicação do recurso de R$ 7.013.652,61, oriundos da Fonte 100 do Município.

“É fundamental destacar que não estamos apenas melhorando as condições das vias, com a execução de uma obra de qualidade. Na verdade, estamos investindo naquilo que é o mais importante para nossa gestão, que são as pessoas. Estamos investindo na qualidade de vida delas, na saúde, na autoestima e também na valorização da comunidade que elas escolheram para morar”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A intervenção no Jardim Paulicéia faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, implantado em 2017. Até o momento, são 47 bairros atendidos, levando em consideração as obras finalizadas, em execução e também aquelas que, neste momento, passam pelo processo de licitação. O levantamento da Secretaria aponta que, das comunidades beneficiadas, nove são da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste.

“Cuiabá tem um grande déficit na área de pavimentação. Todavia, com responsabilidade e dentro das nossas condições orçamentárias, estamos avançando com esse trabalho. Nas quatro regiões da cidade temos obras concluídas e em andamento. Além disso, graças ao nosso equilíbrio fiscal, a gestão continua captando novos recursos para atender outros bairros”, destaca o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

NOVO RECURSO

Além das obras já concluídas e as em andamento, a Prefeitura de Cuiabá planeja o início de trabalhos em novos bairros. Para cumprir com essa meta, o prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou à Câmara Municipal, em outubro de 2019, um Projeto de Lei que autoriza a contratação de uma operação de crédito, junto ao Banco Nacional de desenvolvimento Econômico Social (BNDS).

O texto já foi aprovado pelo Legislativo e garante a chegada de R$ 100 milhões aos cofres do Município, por meio do programa BNDES FINEM – Financiamento de Projetos de Investimento. O recurso será destinado exclusivamente para a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação em pelo menos 20 comunidades.