Obras Públicas / MOBILIDADE URBANA

14 de Dezembro de 2021 11h12

Levantamento da ponte de concreto do Contorno Leste evolui de forma célere e chega às etapas finais

14/12/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O levantamento da ponte de concreto sobre o Rio Coxipó, uma das etapas de construção da Avenida Contorno Leste, avança de forma célere. A obra foi iniciada em julho deste ano e recebe um investimento da Prefeitura de Cuiabá no valor de R$ 7,7 milhões. A atividade já superou as fases iniciais de fundação e edificação dos pórticos e, na última semana, também passou pelo processo de instalação das mais de 30 vigas de concreto.

O trabalho é executado pela empresa Atrativa Engenharia, vencedora do processo licitatório 002/2020, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Segundo o projeto elaborado pelo Município, a estrutura tem aproximadamente 75 metros de comprimento e 23,8 metros de largura, sendo composta por pista dupla, sistema de iluminação de LED e área exclusiva para fluxo de ciclistas e pedestres nos dois sentidos.

O processo de construção da ponte de concreto é formado pelas etapas de mesoestrutura e infraestrutura, que abrangem as atividades levantamento do canteiro de obras, fundação, construção dos pórticos e instalação das vigas, e ainda de superestrutura, onde as equipes farão a aplicação das placas de laje e concretagem do piso. Por fim, também serão executados os serviços complementares de limpeza e instalação da iluminação.

“Estamos construindo a maior obra de mobilidade urbana da história de Cuiabá. Mas é um projeto que não se limitará apenas ao contexto de mobilidade. É uma obra que tem sua importância estendida para a área do desenvolvimento econômico, social e de valorização de uma região que estava desconectada do crescimento da cidade. Estamos extremamente contentes em ver essa contínua evolução da obra”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.  

Além da construção da ponte de concreto, a obra na Avenida Contorno Leste conta ainda com mais duas frentes de trabalho. A primeira está concentrada entre o Rio Coxipó e as proximidades do bairro Altos da Serra, onde já foi concluída a edificação da rede drenagem de águas pluviais. O trecho faz parte de um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, que encerra-se na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

A outra frente de trabalho faz parte de uma extensão de mais de seis quilômetros, situada entre o Distrito Industrial e o Rio Coxipó. Nesta, o trabalho ocorre na altura do bairro São João Del Rei. “Nos dois trechos estamos com o trabalho acelerado. Tomamos esse cuidado de dividir a licitação em lotes, para que a obra pudesse avançar, simultaneamente, em diferentes etapas”, completa o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O PROJETO

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.

A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.