Obras Públicas / CANALIZAÇÃO

13 de Março de 2019 09h01

Instalação da nova tubulação do Córrego Engole Cobra é finalizada

13/03/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

A prefeitura de Cuiabá finalizou a etapa de instalação das aduelas de concreto na obra de canalização do Córrego Engole Cobra, no bairro Goiabeiras. No total, foram mais de 300 metros de estruturas, com medidas de 2,5 x 2,5 cada, fixadas em substituição à antiga tubulação de metal que existia na região. Neste momento, uma equipe de operários atua no assentamento dos meios-fios ao longo da Rua Rui Barbosa.

O trabalho começou no cruzamento com a Avenida Senador Metelo e encontra-se na altura do entroncamento com a Rua Manoel Cavalcante Proença. Para a execução de todo procedimento, o Município investe aproximadamente R$ 2 milhões, o que resultará em uma solução definitiva para o problema de rompimento das estruturas metálicas. A previsão é de que, ainda neste mês, a fase de reconstrução da pavimentação seja iniciada.

“Logo quando fizemos a primeira vistoria, constatamos que não só quem trafegava pela via estava em risco como também os moradores de residências construídas nas margens do córrego. Agora, finalizamos a parte mais complicada e, com o período da chuva se encerrando, o trabalho ganhará mais celeridade”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Histórico

A intervenção da Prefeitura de Cuiabá na região teve início em março de 2017. Na oportunidade, por meio de um levantamento técnico da Secretaria de Obras Públicas, foi constatado comprometimentos na estrutura por onde fluem as águas do córrego. Conforme o levantamento, a tubulação passou por um processo de corrosão. O primeiro trabalho foi efetuado em uma extensão de 70 metros, entre as ruas Leônidas de Matos e a Rui Barbosa.

Em 2018, o Município deu andamento na substituição do material, no entroncamento entre a Avenida Senador Metelo e a Rua Rui Barbosa. O trecho chegou a ser bloqueado, após recomendação da Defesa Civil de Cuiabá, por conta do rompimento da estrutura, que ocasionou uma abertura na pista. Com o bloqueio efetuado, a Secretaria trabalhou emergencialmente na reconstrução da canalização da área de cerca de 40 metros.

Ao longo do ano, o projeto continuou em execução até que a junção dos dois trechos fosse finalizada. O processo foi dividido em três etapas. A primeira consistiu no trabalho de escavação e limpeza. Posteriormente, a equipe se empenhou na colocação dos bueiros pré-moldados. Agora, a Prefeitura dá seguimento na obra com a parte acabamento, que engloba a recuperação das bocas de lobo, instalação dos meios-fios e reconstrução do asfalto.