Obras Públicas / OBRAS ESTRUTURANTES

15 de Setembro de 2021 09h10

Gestão Emanuel Pinheiro deve iniciar obras de novos viadutos e trincheira na Miguel Sutil a partir de abril de 2022

15/09/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, afirmou nesta terça-feira (14) que a Prefeitura de Cuiabá prevê para 2022 o início da construção de mais dois viadutos e uma nova trincheira. Segundo ele, a ideia é fazer com que já em abril, mês de comemoração dos 303 anos da Capital, esse plano comece a ser colocado em prática e avance, de forma gradativa, ao longo do ano.

As três obras estruturantes estão planejadas para a Avenida Miguel Sutil, em pontos que são considerados grandes gargalos no trânsito da região. De acordo com Stopa, o prefeito Emanuel Pinheiro tem feito um trabalho de articulação em Brasília para conseguir os recursos necessários para o levantamento de um viaduto na rotatória de acesso do Centro de Eventos do Pantanal e outro no trevo do Santa Rosa, ligando as avenidas Lava Pés e Antártica.

Além dessas duas obras, também está nos planos do Município a construção de uma trincheira no Círculo Militar. Para esta, que está orçada em cerca de R$ 62 milhões, o prefeito Emanuel Pinheiro protocolou o projeto no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e conta agora com o apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) para conseguir dar andamento no processo.

“Em abril do próximo ano pretendemos começar a lançar essas obras. Vamos dar as ordens de serviço de forma gradativa, para não comprometer totalmente o trânsito. Primeiro serão os dois viadutos e, posteriormente, vamos construir a trincheira. Essas obras vão ajudar a destravar e contribuir para melhora no trânsito da Miguel Sutil, que é uma das mais movimentadas avenidas de Cuiabá”, disse o vice-prefeito.

A melhoria na mobilidade urbana da Capital tem sido uma evolução constante promovida pela gestão Emanuel Pinheiro. Desde que assumiu o comando do Palácio Alencastro, em 2017, o prefeito tem feito importantes investimentos na área de infraestrutura. Além dos mais de 50 bairros pavimentados, nesse período, Cuiabá ganhou os dois primeiros viadutos construídos diretamente pelo Município, sendo um na Avenida das Torres e outro na Beira Rio.

Somado a isso, Emanuel deu início a construção da Avenida Contorno Leste, com um investimento de R$ 125 milhões conquistados por meio de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. No total, são 17,3 quilômetros de pista dupla, duas pontes e rotatórias em pontos estratégicos. A avenida terá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada, canteiro central e iluminação de LED.

“As obras na Miguel Sutil vão transformar, modernizar e elevar Cuiabá para outro patamar. Da mesma forma que aconteceu quando entregamos, por exemplo, o viaduto Murilo Domingos neste ano. Hoje, quem passa pela Beira Rio nem lembra mais do caos que era preciso enfrentar nos horários de pico. São obras que marcam uma cidade para sempre e é isso que estamos fazendo”, finalizou Stopa.