Obras Públicas / 10 DE ABRIL

10 de Abril de 2018 15h02

Dia da Engenharia: secretário de Obras destaca relação direta com a população

10/04/2018

RUAN CUNHA e JULIA MILHOMEM

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá tem atuado sob a perspectiva de proximidade junto a sociedade para ouvir, diariamente, o que pode ser melhorado nas ruas, avenidas e nos bairros de Capital. Esse é o cenário que o Engenheiro Civil e secretário Vanderlúcio Rodrigues descreve sobre a gestão da pasta de Obras Públicas do município.

Atualmente, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, os engenheiros não ficam dentro dos escritórios, pois existe uma metodologia de trabalho onde eles visitam, diariamente, todos os bairros da capital para ouvir e buscar uma estrutura melhor para a sociedade.

Aproximadamente 38 engenheiros fazem parte do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas que segue a politica adotada pelo prefeito de terminar todas as obras em andamento no município, antes de lançar novas.

Essa postura, de acordo com o chefe do Executivo, demonstra mais respeito e responsabilidade com os recursos públicos, pois acaba com a política de lançar obras de respectivos governo e abandonar as iniciadas em outras gestões.  

Para garantir essa linha de trabalho, Vanderlúcio, profissional da área há 28 anos, conta um pouco dos desafios de se empregar a engenharia no âmbito público, principalmente, quando se trata de obras complexas onde se envolve diversas áreas.  

"Na gestão pública o trabalho fica ainda mais intenso, pois elaboramos projetos, fiscalizamos e executamos obras e ainda precisamos prestar contas para a sociedade de todo trabalho que esta sendo desenvolvido. Algo que é fundamental para uma boa gestão", ressaltou o secretário.

O secretário ainda ressalta que o foco da atual Administração é equacionar a grande demanda de asfaltamento dos bairros, missão que tem o objetivo, até 2020, de pavimentar 600 km.  

Estar próximo à população para ouvir suas demandas e anseios faz parte da característica do programa de governo que já lançou mais de 150 km de obras de asfalto, algumas, inclusive, em fase de conclusão.

O prefeito Emanuel Pinheiro autorizou para este ano a inclusão de vários outros bairros e assim concluir todos os projetos e objetivos que é alcançar toda a Cuiabá, na medida do possível.

Ainda na perspectiva de proximidade com a população a pasta responsável pela enganharia do município disponibiliza os telefones fixos e estende o atendimento à população para outros instrumentos tecnológicos como e-mail e aplicativo de mensagem instantânea, o WhatsApp.

O órgão recebe grande volume de demandas, principalmente relacionadas à tapa-buraco e desentupimento de bocas de lobo onde é montado, periodicamente, um plano de atuação para resolver todas as situações apresentadas.

É com o intuito de salientar ainda mais a importância do trabalho de enganharia que no dia 10 de abril é comemorada o Dia da Engenharia.