Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

15 de Agosto de 2018 16h23

Córrego do Gambá recebe trabalho de reconstrução das paredes de contenção

15/08/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando, desde o início deste mês, na reconstrução das paredes de contenção e calçadas do Córrego do Gambá. A obra tomou como ponto de partida o extremo situado ao lado da Avenida João Gomes Sobrinho e será finalizada na Rua General Camisão. Paralelamente, também estão sendo executados pelo Município os serviços de limpeza e desassoreamento na extensão demarcada. Todo esse processo tem previsão para durar aproximadamente mais 60 dias.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, atende com a solicitação feita por moradores da região e fundamentada em um levantamento realizado pela equipe de engenharia técnica da Pasta. O estudo foi um importante instrumento utilizado pela Secretaria para a identificação das zonas consideradas em estado mais crítico. O trabalho recebe o investimento estimado de R$ 500 mil, oriundo da Fonte 100 do Município.

“A política de gestão próxima da população, estabelecida pelo prefeito Emanuel Pinheiro, nos permitiu tomar conhecimento da situação e buscar, da forma mais rápida possível, uma solução. O nosso primeiro passo foi realizar a identificação dos pontos onde o talude estava mais comprometido. Durante uma semana, nossa equipe percorreu toda extensão do córrego para a montagem do relatório. Com o estudo em mãos, partimos para abertura do processo licitatório, em que contratamos uma empresa para atuar, especificamente, nessa demanda”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

O trabalho no córrego conta com o empenho de duas equipes, que atuam em diferentes pontos. A ideia é que, com a distribuição dos operários, o procedimento seja otimizado, solucionando a demanda em um menor espaço de tempo possível. Para isso, uma série de maquinários como retroescavadeira, pá carregadeira e caminhão caçamba também foram disponibilizados, ajudando em cada uma das etapas da obra.

“Procuramos estabelecer, junto à empresa contratada, que o trabalho pudesse contar com um número de servidores e maquinários suficiente para garantir agilidade e, ao mesmo tempo, qualidade no serviço prestado à população. Essa força-tarefa nos permitirá que a recuperação das paredes sejam feitas de forma completa, evitando qualquer tipo de prejuízo ao cidadão. Desde o ano passado, o Córrego do Gambá tem recebido uma atenção especial da Prefeitura, onde realizamos alguns trabalhos de limpeza, desobstruindo a passagem do córrego e evitando transbordamento em período de chuva”, pontua Rodrigues.