Obras Públicas / ZONA RURAL

19 de Outubro de 2017 10h50

Construção da ponte na comunidade Ecoville II entra na fase final

19/10/2017

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A obra de construção da ponte de concreto na comunidade Ecoville II segue em ritmo acelerado e entrou neste mês na etapa final de execução. Iniciada em maio deste ano com a fase de sondagem e avaliação técnica do solo, e passando, posteriormente, para o ciclo de fundação, os trabalhos se encontram atualmente na realização da construção da parte de superestrutura. A previsão é de que em 40 dias esse estágio seja finalizado, restando apenas o serviço de aterramento das cabeceiras da edificação.

Ao todo, a estrutura recebeu seis vigas de concreto de 24.20 metros de comprimento e 1.40 metros de largura que, conforme a exigência de qualidade de materiais existente no contrato firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa responsável pela execução da obra, tem a fabricação efetuada seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referente à área da construção civil. No total, o novo ponto de passagem terá 50 metros de extensão e 40.20 metros de largura.

“Estamos seguindo à risca a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de atender a população de maneira humanizada e entregar a obra com a agilidade. Os serviços estão adiantados e queremos o quanto antes entregar esse grande presente para essa comunidade. Esse é um importante ponto de acesso dessa comunidade a zona urbana da cidade e, por conta disso, resolvemos intervir imediatamente e solucionar definitivamente esse problema”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

A obra está recebendo um investimento no valor de R$ 751.640,09, divididos entre recursos do próprio Município e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e conta com aproximadamente 20 funcionários atuando nessa etapa. Durante o andamento do serviço, a empresa construiu ainda um conjunto de passagem provisório, permitindo assim que o fluxo de pedestres não sofresse prejuízo e mantendo o tráfego de veículos emergenciais como, por exemplo, viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, e ambulâncias, caso necessário.

A construção da ponte de concreto atende uma demanda antiga dos moradores da comunidade, visto que, em novembro do ano passado a antiga estrutura de madeira utilizada pelas centenas de famílias foi levada pelas águas do Rio Coxipó, após forte chuva atingir a região. Além dessa, pelo menos outras cinco pontes serão construídas nas seguintes localidades: Ribeirão Forquilha - Região do Mojo/ Distrito do Aguaçú; Rio Bandeira - Estrada do Chaparral/Coxipó do Ouro; Rio Paciência - Região do Coxipó do Ouro; Rio Aricázinho - Estrada Comunidade dos Médicos; Rio dos Médicos - Estrada Comunidade dos Médicos.