Obras Públicas / ZONA RURAL

09 de Setembro de 2017 11h12

Comunidades são beneficiadas com reforma de pontes e 400 km de manutenção nas estradas vicinais

09/09/2017

BRUNO VICENTE

Sicom

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou, durante os primeiros oito meses de 2017, a reforma de pelo menos três pontes de madeira, beneficiando centenas de famílias que residem na zona rural da Capital. As obras de reparos fazem parte do programa de conservação das estradas vicinais, “Bom Caminho”, que também alcançou a somatória de 400 km de manutenção, de um total de aproximadamente 673 km, da malha viária rural existente no município.

As reformas foram iniciadas após um mapeamento identificar a existência de diversas estruturas que, por conta do longo período de uso, já não apresentavam mais a segurança necessária para os motoristas e pedestres que trafegam diariamente pelos pontos de passagem. Dentre as armações identificadas e reformadas estão as pontes sobre o Rio Aricazinho, na Comunidade de São Jerônimo, sobre o Córrego Machadinho, na Comunidade Machado, e também sobre o Córrego Fundo, na estrada da Comunidade dos Médicos.

“O mesmo carinho e cuidado que estamos tendo com o perímetro urbano da cidade, estamos ampliando para a zona rural. A nossa Cuiabá dos 300 anos merece esse atendimento universal, beneficiando milhares de pessoas que moram nessas regiões mais afastadas. São várias comunidades tradicionais, formadas por um povo trabalhador, e que também merecem receber essa valorização por parte do poder público”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Além disso, através do programa “Pontes de Concreto”, a Prefeitura de Cuiabá assinou a ordem de serviço e deu início também na substituição de algumas pontes de madeiras por edificações de concreto armado. Os primeiros a serem beneficiados foram os moradores da Comunidade Ecoville II, localizada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). No total, serão seis estruturas construídas em diferentes comunidades ao longo dos próximos quatro anos.

“A construção dessas pontes foi um dos nossos primeiros compromissos assumidos durante a comemoração dos 298 anos de Cuiabá. Faz parte da nossa política de humanização oferecer as condições necessárias e seguras para que os cidadãos das comunidades rurais possam transitar por essas estruturas com tranquilidade. Por isso, estamos não só construindo, mas também exigindo que toda a obra apresente um alto padrão de garantia”, pontuou.