Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

18 de Abril de 2018 10h13

Com jornada noturna, trabalho de recapeamento avança ao longo da Getúlio Vargas

18/04/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Mais de 30 trabalhadores estão empenhados em uma jornada noturna para a execução dos trabalhos de fresagem e recapeamento da Avenida Getúlio Vargas. Iniciada na semana passada, a ação intensificada tem garantido celeridade no processo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. A atuação na movimentada e tradicional via cuiabana faz parte do planejamento de melhoria da infraestrutura da Capital que, por meio do programa “Minha Rua Asfaltada”, tem o objetivo de construir novas pavimentações e restaurar as estruturas já existentes.

Na Getúlio Vargas o trabalho está sendo executado em duas etapas e totaliza o equivalente a 1,3 km de requalificação asfáltica realizada. Nessa primeira etapa, a equipe está atuando no trecho situado entre as avenidas Ten. Cel. Duarte e Presidente Marques. Findada a primeira parte, o grupo passará a operar no percurso que se inicia na Avenida São Sebastião e segue até Rua Estevão de Mendonça. Nesses primeiros meses de 2018, o mesmo procedimento de reestruturação já foi efetuado em toda extensão da Isaac Póvoas.  

“Não estamos poupando esforços para dar a maior celeridade às obras. O avanço apresentado em uma semana de atividade demonstra que estamos no caminho correto. O mais importante nisso tudo é que, ao mesmo tempo, o trabalho noturno dá mais agilidade e a qualidade do serviço prestado não é afetada. No final a população poderá desfrutar de um pavimento novo e com uma grande durabilidade. Sabemos que toda intervenção gera algum tipo de impacto na rotina da população. Todavia, através da parceria entre as secretaria de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, estamos buscando minimizar os desconfortos”, comenta o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Em toda região do Centro Histórico de Cuiabá, o plano de requalificação asfáltica prevê o alcance de pelo menos 50 ruas, travessas e avenidas. Para isso, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou em janeiro deste ano uma ordem de serviço investindo R$ 5.181.650,00 na execução de mais de 13 km de recuperação viária. A intenção é que, após o atendimento das vias com maior fluxo, a medida seja ampliada para os bairros mais afastados da área central.

Ainda está programada para este mês a entrega do recapeamento da Avenida Edgar Vieira, popularmente conhecida como Alziro Zarur, no bairro Boa Esperança. No local, são mais de 2 km de pavimento sendo recuperados. A previsão é de que, após a finalização do trabalho na Edgar Vieira, a mesma equipe inicie a requalificação em mais de 10 km da Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Melhoria na infraestrutura

No total, a Prefeitura está investindo, nesse primeiro semestre de 2018, mais de R$ 11 milhões para a recuperação de mais de 26 km de pavimentação nas principais vias de Cuiabá. A ação de requalificação é uma ramificação do programa “Minha Rua Asfaltada” que, desde sua implantação, está atendendo cerca de 20 bairros, totalizando mais de 156 km de obras de drenagem, asfaltamento, e construção de meio-fio e calçadas sendo edificadas, simultaneamente, nas diferentes regiões da cidade.

No ano passado, além da Rua Juriti, situada no bairro Recanto dos Pássaros, e a Avenida Principal do Novo Paraíso II, o Município também executou a recuperação na alça do contorno do viaduto da Miguel Sutil, e outros 4 km na Avenida Historiados Rubens de Mendonça (Av. do CPA).