Obras Públicas / CARTÃO POSTAL

28 de Janeiro de 2016 17h45

Chuvas atrasam conclusão das obras do Porto Cuiabá

28/01/2016

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

A programação envolvendo a entrega do Porto Cuiabá à população vai sofrer uma alteração devido à ocorrência de chuvas nesta época do ano e a melhorias no projeto.  Com 75% das obras já executadas, o Porto Cuiabá seria entregue Inicialmente em abril, aniversário da Capital, mas isso não será mais possível, e a meta agora é fazer a entrega dentro deste semestre.

“A determinação do prefeito Mauro Mendes é entregar a obra finalizada, concluída, e como não vamos conseguir finalizar até abril, ele prefere entregar a obra pronta ainda neste semestre”, informou nesta quinta-feira (28) o secretário de Governo e Comunicação, Kleber Lima, que esteve no local acompanhando os serviços.

O Porto Cuiabá, executado sob a responsabilidade das secretarias de Obras Públicas e de Serviços Urbanos, vai proporcionar uma nova área de lazer para os cuiabanos e turistas. Terá 1.200 metros de calçadão, com pista de caminhada, ciclovia, teatro de arena, quiosques, arquibancadas, pontos de contemplação do rio, bares, restaurantes e academias ao ar livre.

“O Porto Cuiabá será o principal ponto de encontro das famílias nesta região. Já temos outras obras de lazer que foram entregues, como o complexo Dom Aquino, totalmente revitalizado, o Parque Tia Nair, e também a Arena Pantanal, administrado pelo Governo do Estado”, lembrou Kleber Lima. 

As obras na região do Porto também incluem a revitalização das praças major João Bueno e Luís de Albuquerque e a requalificação do Museu do Rio, onde será instalado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Até agora já foram concluídos os serviços de fiação para a implantação da iluminação no sistema LED e 900 metros do calçadão, com muro de gabião na margem do rio, e também neste trecho já foi colocada a proteção lateral, o guarda-corpo. “O material de acabamento do calçadão já foi adquirido, só aguardando ainda a conclusão de 400 metros de muro de gabião, aterramento e concretagem”, disse o secretário.

O projeto preservou espécies nativas como o ipê, seriguela, angico liso, cedro e louro. Ao lado destas árvores, assim como já foi feito no trecho onde o calçadão encontra-se concluído, serão plantadas no restante do calçadão espécies como palmeira babaçu, manga, jatobá e ingá, cujas mudas são produzidas no Horto Florestal Tote Garcia. Os frutos destas árvores servem de alimento para animais nativos, como pássaros, macacos e capivaras que habitam as margens do rio.

“Na próxima semana estaremos replantando algumas espécies que foram danificadas por causa do período de seca”, informou o gerente do Departamento de Parques, Praças e Jardim, José Antônio Pontes Siqueira.

"O porto é a região mais tradicional da cidade, vai nos permitir acessar o rio, contemplá-lo. A intenção do prefeito, desde que ele anunciou o projeto, foi fazer Cuiabá se voltar para o rio, que, inclusive, dá o nome a cidade. Como ele dizia, Cuiabá estava de costas para o rio, ao longo do tempo ele foi degradado, marginalizado, e o grande objetivo é devolver este espaço, que é o berço de Cuiabá”, finalizou Kleber Lima.