Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

11 de Março de 2020 16h12

Avenida Tatsumi Koga passará por completo processo de recuperação

11/03/2020

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá começou nesta quarta-feira (11) a colocar em prática o projeto de recuperação completa da Avenida Tatsumi Koga, no bairro Nova Esperança, região Sul da Capital. A ordem de serviço assinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro garante para o local a execução dos trabalhos de ampliação da rede de drenagem de águas pluviais, recapeamento e reconstrução da ciclovia.

O trabalho na via, que é uma das mais movimentadas da região, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Obras Públicas. No total, a recuperação compreende uma extensão de 3,7 quilômetros e assegura também a colocação meio-fio e calçada. O recurso investido na obra é oriundo do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes Urbano (FMTU).

“Vamos fazer um trabalho semelhante ao que iniciamos recentemente na Avenida 30, do Jardim Industriário, que também sofria com alagamentos e uma estrutura danificada. Essa é uma via de grande circulação, que dá acesso a grandes comunidades da região Sul. Será uma obra para sanar um problema antigo na infraestrutura da avenida, uma obra de qualidade e que vai melhorar a vida de milhares de cuiabanos”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A ação faz parte do programa Minha Rua Asfaltada e se enquadra no planejamento de melhoria na infraestrutura que, além de pavimentar, tem também como meta atuar no reparo da pavimentação já existente. Segundo levantamento, o trabalho de manutenção viária alcançou, de 2017 a 2019, mais de 270 quilômetros de vias, somando as atividades de recapeamento e tapa-buraco.

Somado a isso, por meio do Minha Rua Asfaltada, o Município já chegou a cerca de 50 bairros beneficiados com obras de drenagem e pavimentação, de 2017 a 2020. Além disso, já foi aprovada a chegada de R$ 100 milhões para a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação em pelo menos 20 comunidades. O recurso é fruto de uma operação de crédito feita com o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico Social (BNDS).

Participaram do ato de lançamento dos trabalhos os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, o secretário-adjunto de Relações Comunitária, Jonail da Costa, e o vereador Orivaldo da Farmácia.