Obras Públicas / RUA TRAÇAIA

23 de Fevereiro de 2021 06h30

Atuação integrada garante fim de transtorno em via próximo da Arena Pantanal

23/02/2021

BRUNO VICENTE

Assessoria

A Secretaria de Obras Públicas, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou no último sábado (20) uma operação de limpeza e desobstrução na rede de drenagem de águas pluviais da Rua Traçaia, no bairro Jardim Primavera. A ação teve como intuito resolver uma situação que, além do incômodo aos moradores pelo meu cheiro, também oferecia risco de alagamento na região nesse período chuvoso.

No local, a Secretaria de Obras Públicas já havia realizado uma intervenção nas bocas de lobo que compõem o sistema de escoamento da via, restando apenas uma estrutura. Para atuar nessa última, foi necessário aguardar a autorização oficial do Governo do Estado, já que parte dela está diretamente ligada em uma caixa de passagem localizada dentro do Complexo Arena Pantanal.

“Resolvemos mais um grave problema de entupimento de boca de lobo. Demoramos um pouco para atender esse local, pois precisávamos ter a autorização por parte do órgão que administra o complexo. Já tínhamos trabalhado na parte de fora, mas era necessário essa intervenção também pelo lado de dentro para que a ação tivesse a efetividade garantida”, explica vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Para garantir a desobstrução completa, o trabalho foi realizado de forma manual e mecanizada. Além da equipe com 10 servidores, a limpeza contou ainda com maquinários como, por exemplo, retroescavadeira, caminhão hidrojato e caminhão caçamba. Por meio da operação, foi retirado garrafas pets, copos descartáveis, embalagem de plástico, pedaços de madeira e outros materiais que prejudicavam o bom funcionamento da estrutura.   

“Mais uma vez alertamos a população sobre o lixo descartado irregularmente na rua. O que observamos nessa limpeza, foi novamente uma grande quantidade de lixo, principalmente garrafas, que entopem e atrapalham o escoamento da água. Claro que o poder público deve sempre garantir a manutenção, mas o cidadão também precisa fazer sua parte, jogando o lixo em locais apropriados”, comenta o diretor-presidente da Limpurb, Vanderúcio Rodrigues.

MANUTENÇÃO CONTÍNUA

A Secretaria de Obras Públicas executa o serviço de manutenção no sistema de drenagem diariamente em toda cidade. De acordo com a Pasta, esse trabalho continuou resultou em mais de 100 intervenções, no período de 1º de janeiro a 15 de fevereiro. Conforme o levantamento, estão entre os trabalhos realizados nesse período a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manilhamento, recomposição de rede pluvial e assentamento de tampão.

Leia mais:

Secretaria de Obras Públicas já realizou mais de cem intervenções no sistema de drenagem de Cuiabá