Educação / COMBATE À VIOLÊNCIA

10 de Abril de 2024 14h10

Sugestão de Pauta: Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying será aberto com formação para os profissionais da educação

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Nesta sexta-feira (12), às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso acontece o lançamento do Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying, edição 2024. Cerca de 400 profissionais da educação entre diretores, coordenadores técnicos, coordenadores e líderes da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares, mediadores e parceiros estarão reunidos no evento.

Criado em 2019, o projeto pioneiro da Secretaria Municipal de Educação e rede pública municipal tem como objetivo fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, nas 170 unidades que integram a rede.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a programação desta terceira edição do projeto, que reúne a comunidade escolar em momentos de discussão, formação, produção de materiais de apoio pedagógico e de orientação. “Nesta terceira edição do Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying nosso objetivo é fortalecer os ambientes escolares como espaços seguros, de inclusão e livres de intimidações sistemáticas do bullying e do ciberbullying por meio do respeito, da empatia e da cidadania entre os estudantes”, salientou Edilene Machado.

Na abertura serão realizadas duas palestras sobre a Lei 14.811/2024, que acrescentou o artigo 146-A ao Código Penal, tipificando o bullying como crime e as estratégias de intervenção para o combate e prevenção do bullying e cyberbullying nos ambientes escolares.

Programação

O Projeto Sem Plateia Não tem Bullying terá este ano uma extensa programação. No período de 17 a 26/04, serão realizados encontros com pais e responsáveis nas unidades escolares. Os encontros serão organizados pelas equipes gestoras e terão caráter formativo com palestras, rodas de conversa e apresentação dos trabalhos produzidos pelos estudantes sobre o tema, a fim de incentivar a criação de espaços escolares para a escuta, discussão e orientação.

O dia ‘D’ – ‘Humanização Sim! Bullying e Cyberbullying Não!’ acontecerá no período de 29 de abril a 10 de maio, também nas unidades educacionais, com a realização de oficinas temáticas envolvendo música, teatro, jogos, criação de slogan, produção de vídeos e textos, entre outras manifestações, com a finalidade de envolver a comunidade escolar.

No dia 17 de maio está prevista a realização da 3ª Caminhada Mirim Contra o Bullying, com a participação da comunidade escolar e da sociedade cuiabana, em um movimento de valorização da paz nas escolas.

Abertura Oficial da 3ª Edição do Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying

Público-alvo: Diretores, Coordenadores Técnicos, Coordenadores e Líderes de da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares, mediadores e parceiros

Data: sexta-feira (12)

Hora: das 14h às 17h