Mulher / POLÍTICA PARA MULHER

26 de Abril de 2024 14h33

Sugestão de Pauta: Prefeitura entrega 2ª unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher na UPA Verdão nesta terça-feira (30)

RUAN CUNHA

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, inaugura a segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher na Unidade, nesta terça-feira (30), que funcionará nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão.

A cerimônia será realizada no auditório da Secretaria Municipal da Mulher e já cumpre a recém-sancionada lei federal que garante o espaço de acolhimento para mulher no Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

“Essa lei é baseada no nosso espaço de acolhimento do Hospital Municipal de Cuiabá, que já funciona há quatro anos e já prestou mais de 20 mil atendimentos. Agora, os municípios de todo o país devem garantir esse atendimento específico às mulheres, nas UPAs e demais unidades de saúde. Cuiabá, novamente sendo pioneira nas políticas voltadas às mulheres”, elencou Márcia.

A unidade terá capacidade de atendimento para 18 mulheres durante as 24 horas de funcionamento, sendo cinco mulheres para os primeiros atendimentos e 13 mulheres para os serviços psicológicos.

A equipe será composta por 13 profissionais, sendo quatro psicólogas, cinco assistentes sociais e quatro servidores para os trabalhos administrativos.

O atendimento será aberto 24 horas por dia, durante toda a semana, de segunda a sexta, inclusive aos sábados, domingos e feriados

Os plantões serão com escalas de 12x36 horas de trabalho.

Serviço:

Evento: Inauguração da 2ª unidade do Espaço de Acolhimento à Mulher