Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE

16 de Abril de 2024 09h33

SMATED entrega primeiro Serviço de Inspeção Municipal para produção de laticínios; produtora é premiada em campeonato Mundial de Queijo

ALESSANDRA MARQUES

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMATED, entregou o primeiro Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M, para uma pequena produtora do segmento de laticínios. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (10), no Distrito da Guia. A entrega foi realizada pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, juntamente com a secretária-adjunta de Agricultura, Cacíla Nassarden, e membros da comissão fiscal da SMATED.

Vandecleia Prochnow é produtora da cadeia de leite, especializada em queijos maturados. Ela é uma das assistidas do programa Agro da Gente, implementado na gestão Emanuel Pinheiro, com o propósito de capacitar produtores rurais por meio de cursos e oficinas realizados nas comunidades e assentamentos, além de auxiliar na regularização necessária para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar.

“Estou muito feliz em fazer esta entrega. Em nome da Prefeitura de Cuiabá, do prefeito Emanuel Pinheiro, e em nome de toda a equipe técnica, desejo o máximo de sucesso. Tenho absoluta certeza de que você se tornará uma referência a partir de hoje, incentivando outros atores do mesmo setor a continuarem produzindo com qualidade e responsabilidade”, afirmou Francisco Vuolo.

O Serviço de Inspeção Municipal leva em consideração a documentação do produtor, bem como a estrutura do local onde os produtos alimentícios serão fabricados e a qualidade do produto. O processo leva em média oito meses e envolve adequações para que a propriedade esteja apta a receber a documentação que atesta a segurança alimentar. O processo contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que atuou diretamente na fazenda da produtora.

“Assistimos a propriedade de Vandecleia por mais de oito meses, com visitas mensais, para fornecer todo o suporte técnico e estrutural, garantindo que o local de trabalho esteja seguro e estéril para a produção do queijo”, explicou Débora Costa, coordenadora de Inspeção Municipal.

Vandecleia Prochnow está envolvida no segmento de laticínios há pouco mais de 3 anos. Mensalmente, a pequena produtora do Distrito da Guia fabrica mais de 150 quilos de alimentos derivados do leite. Especialista em queijos maturados, Vandecleia foi uma das premiadas no Concurso Mundial de Queijo, realizado no último domingo (14), em São Paulo. A vencedora apresentou seu carro-chefe, o queijo Berta, que leva em média 30 dias para estar pronto para consumo.

“Agradeço imensamente aos meus técnicos, que me auxiliaram desde o início do processo de regularização. Agradeço imensamente à equipe do S.I.M que me acolheu e incentivou a fazer a diferença. Gratidão a Deus e a todos que fizeram parte dessa história e continuarão fazendo. Desejamos que apenas o melhor seja construído. Oferecer ao cliente um produto de qualidade é a intenção da agricultura familiar. Que venham muitos e muitos casos de sucesso através da nossa história e inspiração.”, concluiu Vandecleia Prochnow.