Governo / “AÇÃO SOLIDÁRIA”

10 de Maio de 2024 09h36

Sistema 'Drive Thru' será montado na Secretaria da Mulher para receber doações que serão enviadas ao RS; Ação iniciará segunda-feira (13)

CAROLINA MIRANDA

Unida pela causa solidária de ajudar as famílias vítimas dos recentes desastres climáticos do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Cuiabá irá disponibilizar, a partir desta segunda-feira (13), um ponto de coleta oficial de donativos, na sede da Secretaria Municipal da Mulher. Lá, será instalada uma tenda para o recebimento de doações. Com uma faixa escrita ‘Ajude o Rio Grande do Sul’ para chamar a atenção da população que transita pelo centro da capital, assim como dos motoristas que passam diariamente pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, a estratégia adotada para agilizar a entrega dos donativos foi a utilização do sistema ‘Drive Thru’, ou seja, as pessoas que estiverem de carro não precisarão entrar na Secretaria para fazer a entrega. Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana - Semob atuarão em conjunto para dar mais agilidade ao processo de entrega das doações.

Além do ponto oficial de arrecadação na sede da Secretaria da Mulher, todas as demais secretarias, UPAs e policlínicas também estão recebendo os donativos que serão enviados. Para facilitar e atender às reais necessidades dessas vítimas, foram elaborados e estão sendo distribuídos folhetos informativos com os itens de alimentos não perecíveis que podem ser doados, como enlatados (sardinhas, milho, salsicha, etc.), água potável, biscoitos, açúcar, leite em pó, achocolatado, macarrão instantâneo, entre outros. Com relação aos itens de higiene pessoal, podem ser doados roupas íntimas, roupas de adulto e infantis de todos os tamanhos, toalhas de banho, medicamentos, sabonete, creme dental, escova dental, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis, cobertores, calçados, etc.

"Muitas vezes, muitos deixam de doar por achar que não têm muito para doar; no entanto, o pouco nesse momento, para aqueles que perderam tudo, é muito. Então, se cada um olhar em casa, no armário, guarda-roupa, com certeza irá achar algo que será muito útil. Pequenos gestos demonstram a nossa preocupação e cuidado com aqueles que tanto precisam. Não há dúvida, de que juntos, seremos mais fortes", conclamou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

"Essa é mais uma ação conjunta determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, a fim de ajudar o máximo possível essas famílias, onde muitas perderam tudo devido às fortes chuvas. Então, cabe a todos nós unirmos as forças em uma única causa, fazer o bem a quem está precisando de todo apoio e solidariedade. Doem o que puderem, o quanto puderem. Os nossos irmãos gaúchos estão vivendo momentos de muita aflição", afirmou o secretário municipal de Governo, Júnior Leite.

O ponto oficial de coleta da Prefeitura de Cuiabá, instalado na sede da Secretaria Municipal da Mulher, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 490, na região central de Cuiabá, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sem intervalo para o almoço. "Montamos uma força-tarefa aqui na Secretaria da Mulher. Todos juntos para atender mais um chamado do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa querida primeira-dama, Márcia Pinheiro. Uma gestão pautada na humanização e na excelência do atendimento a todas as pessoas que mais precisam da atenção e apoio do poder público. A Secretaria da Mulher está de portas abertas para receber as doações que, sem dúvida nenhuma, farão uma grande diferença", destacou a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida.

"Esse é o nosso chamado a toda população cuiabana. Tenho certeza de que muitas doações iremos receber e as famílias do Rio Grande do Sul irão sentir o calor humano da nossa querida e amada Cuiabá. Se cada um fizer a sua parte, iremos fazer muito. O momento é de muita união e solidariedade. Todas as secretarias municipais, assim como as Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, policlínicas, unidades básicas de saúde, assim como a sede da Prefeitura de Cuiabá, no Palácio Alencastro, e o ponto oficial de arrecadação instalado na Secretaria da Mulher, estão abertos para receber as doações. Vamos juntos nessa importante causa", finalizou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Para ajudar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Cuiabá instalou um ponto de coleta que funciona na sede da Secretaria Municipal da Mulher (Avenida Getúlio Vargas, 490, Cuiabá).