Mobilidade Urbana /

26 de Março de 2024 17h00

Semob conclui Curso de ‘Pilotagem Segura para Motociclistas’ e salienta importância da direção defensiva

MÁRCIA MARTINS

Emanoele Daiane

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou nesta terça-feira (26) o curso de "Pilotagem Segura" para entregadores de aplicativos que utilizam motocicletas. O treinamento deu ênfase à questão da direção defensiva, visto que Cuiabá está entre as capitais com maior índice de mortalidade e hospitalização por acidentes de moto do país, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O treinamento gratuito, com carga horária de 8 horas de aulas práticas e teóricas, aconteceu na sede da Semob.

A supervisora do departamento de Educação para o Trânsito da secretaria, Luciana Melo, responsável pelo treinamento, ressaltou a importância da direção defensiva como um todo, chamando a atenção dos profissionais para a própria segurança, segurança dos passageiros e mercadorias que transportam, bem como de todo o trânsito em que trafegam. Sendo assim, foram estudados alguns artigos da Legislação que reforçam sobre atenção no trânsito, entre eles, o Artigo 193 da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que orienta como proceder com a motocicleta em calçadas, passeios, ciclovias e ciclofaixas, que dependendo da situação pode gerar infração gravíssima.

“É importante que todos saibam que a faixa exclusiva de ônibus teve uma pacificação, em outras palavras, só é proibido trafegar nela nos horários de pico, entre 6h e 8h da manhã. A mesma situação que se repete é no final do dia, das 17h às 19h, quando também é proibido. Fora desses horários, está permitido trafegar na faixa exclusiva de ônibus. A mesma coisa acontece com a faixa exclusiva de bicicleta, que precisa ser respeitada, não podendo estacionar nela. É preciso respeitar os ciclistas, manter a distância lateral deles”, contextualizou a instrutora do curso aos 30 participantes.

Foram debatidas ainda as principais causas de infrações, onde o excesso de velocidade se apresentou no topo do ranking como o problema mais recorrente entre os motociclistas. Em segundo lugar de violação no trânsito, foi citado o uso do celular ao guidão. E em terceiro lugar, foi destacada a péssima combinação: bebida alcoólica e motocicleta.

“Nós também enfatizamos sobre normas de estacionamento, inclusive do novo estacionamento rotativo. Orientamos sobre inúmeros assuntos que vão desde o transporte infantil a conversões indevidas e as mais variadas imprudências que, infelizmente, acontecem no trânsito todos os dias”, relatou Luciana Melo ao lembrar que um trânsito melhor e mais seguro é responsabilidade de todos.

O motociclista Wilian Rodrigues falou sobre os conhecimentos adquiridos no treinamento. “Eu achava que estava pilotando bem, que estava tudo certo, mas no curso percebi que precisava demais dessa atualização. Me agregou bastante à minha visão de pilotagem”, avaliou.

A secretária de mobilidade urbana, Luciana Zamproni, lembrou que a atualização profissional é um requisito estabelecido pelas leis: Federal n° 12.468 26/08/2011 e Municipal n° 5.090 22/04/2008, regulamentado pela Res. n° 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que além de ser obrigatória, a capacitação é de fundamental importância na preservação de vidas, uma vez o maior índice de acidentes e mortes dentro de Cuiabá está relacionado a motos.

“Além de ser exigido por lei, o curso traz conscientização. Os motociclistas devem seguir as regras de trânsito, se atualizarem para evitar acidentes que podem levar à morte”, conscientizou Zamproni ao avisar que na segunda semana do mês de abril, serão abertas inscrições para uma nova turma.