Saúde / ORIENTAÇÃO

16 de Abril de 2024 08h50

Secretário de Saúde e médicos participam de reunião no TCE para alinhar estratégias para a Mesa Técnica para quitação de dívidas

ROBERTA PENHA

Vicente Aquino

Arquivo

Nesta segunda-feira (15), o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira participou de uma reunião com o conselheiro Guilherme Maluf no Tribunal de Contas do Estado – TCE, para tratar sobre a saúde pública do município. Participaram também o secretário adjunto de Gestão, João Gustavo Volpato, o diretor de Atenção Secundária, Marcus Fabrício, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Giovani Koch e médicos das empresas que prestam serviços de ortopedia e neurologia no Hospital Municipal de Cuiabá.

O objetivo principal da reunião foi alinhar estratégias para a Mesa Técnica encarregada do pagamento das dívidas da Prefeitura com as empresas de saúde. O conselheiro Guilherme Maluf enfatizou a importância de chegar a um consenso o mais rápido possível para que os serviços no HMC sejam retomados em sua totalidade. Ele reconheceu a disposição do prefeito Emanuel Pinheiro em resolver as pendências com os médicos e disse que espera que até a próxima semana tudo esteja funcionando normalmente no HMC.

Por sua vez, o secretário Deiver Teixeira expressou sua gratidão pela oportunidade e assegurou que a prefeitura está comprometida em efetuar os pagamentos assim que obtiver a autorização do TCE. “Recentemente fizemos uma reunião com os médicos no HMC e chegamos ao consenso que, tão logo o TCE conceda o aval, nós realizaremos os pagamentos pendentes”, revelou.

O conselheiro Guilherme Antonio Maluf defendeu ainda a atualização da Programação Pactuada e Integrada – PPI  como uma forma de buscar mais recursos para a saúde da capital. Ele destacou que a PPI está defasada há pelo menos 11 anos, o que representa um grande desafio diante do crescimento populacional e das demandas por serviços de saúde. Maluf afirmou a necessidade urgente de revisão da PPI, visando destinar pelo menos R$ 50 milhões por ano para Cuiabá.