Notícias

Turismo / PLANEJAMENTO

23 de Julho de 2022 09h00

Secretário apresenta ao Conselho Municipal do Turismo a programação de projetos a serem executados em 2023

FERNANDA LEITE

Assessoria

Arquivo

A Secretaria Municipal de Turismo apresentou na quinta-feira (21) aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Cuiabá (Comtur) os projetos e ações previstas para serem lançados em 2023. A discussão é necessária para que o município tenha uma previsão  de gasto dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) - 2023. Também foi apresentado um balanço das ações idealizadas até o momento como o Festival da Pamonha, Festa na Praça,  APP Turismo Cuiabá e Portal do Turismo e o  Ordenamento Turístico do Distrito do Coxipó do Ouro (iniciado em 17 de março de 2022).    

Conforme o secretário Zito Adrien, os membros do Conselho poderão apresentar propostas e ideias para serem executadas pela Secretaria para o ano de 2023. Ainda, comentou sobre a ampliação do Portal do Turismo para o Consórcio Vale do Rio Cuiabá, em que o prefeito Emanuel Pinheiro preside. "A ideia é fazer com que os municípios tenham seus pontos turísticos inclusos no aplicativo. A proposta será levada para os demais municípios pelo prefeito da Capital. E para o ano que vem teremos muitas ações envolvendo o turismo, que vai impactar na geração de emprego e renda para vários seguimentos", comentou Zito.
"As ações seguem com o objetivo de trabalhar as potencialidades e peculiaridades, valorizando a vocação e produtos turísticos de Cuiabá. A gestão busca fortalecer e estruturar o contexto social, político, ecológico, econômico e cultural, com o processo de escuta e diálogo junto aos atores locais, para incrementar a vocação turística da Capital e buscar o desenvolvimento e geração de emprego e renda. As ferramentas trabalhadas vêm sendo pensadas e colocadas em prática valorizando o planejamento participativo, fomentando o turismo em Cuiabá de modo sustentável, participativo e includente, incentivando as parcerias público-privadas. A SMT vem agregando ações em prol do conjunto dos recursos turísticos (naturais, histórico-culturais, equipamentos esportivos e de recreação, centros comerciais, empresas, empreendimentos, equipamentos e prestadores de serviços turísticos), atrelado à infraestrutura e criação de condições de fomento ao turismo, com excelência que o segmento merece para Cuiabá enquanto Capital e suas riquezas ímpares", concluiu o gestor da pasta. 
 
Alguns dos projetos previstos (2023):
 
Festival da Pamonha (previsão abril)
 
Viva o Feriado em Cuiabá (datas a serem definidas) 
 
Homenagem aos 60 anos da 1ª Banda de Rock de Cuiabá “Jacildo e Seus Rapazes” (festival de cinema, bandas cover, exposição de fotos e muito mais - data a ser definida)   
 
Outras programações ainda serão anunciadas pela Secretaria de Turismo.