Saúde / COOPERAÇÃO

23 de Abril de 2024 14h10

Secretaria Municipal de Saúde realiza doação de medicamentos e insumos para Navio de Assistência Hospitalar da Marinha

ROBERTA PENHA

Vicente Aquino

Arquivo

O secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira atendeu uma solicitação da Marinha e realizou a doação de medicamentos e insumos, para auxiliar na continuidade dos atendimentos médicos e odontológicos realizados pelos marinheiros junto às comunidades ribeirinhas do Rio Cuiabá.  Foram doados quase 100 itens diferentes, nas quantidades requisitadas no ofício enviado para o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá – CDMIC.

Na última quinta-feira (18), o secretário esteve presente no Navio de Assistência Hospitalar da Marinha, onde assinou o termo de doação e teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pela instituição, reforçando o compromisso com a colaboração em prol da saúde e do bem-estar da população. O secretário-adjunto da Atenção Primária, José Ricardo Santana também esteve presente à visita.

O titular da pasta da saúde foi recebido na embarcação pelo Comandante do Navio de Assistência Hospitalar, o capitão-tenente Igor Luiz de Freitas Cobellas, que explicou como são feitos os atendimentos. “Temos dois dentistas que atuam na área de bucomaxilo e dois clínicos gerais para atender a população. Além disso, contamos com quatro enfermeiros, sendo um especificamente para apoiar na odontologia e os outros três para procedimentos, imunizações e triagem. Estamos buscando a qualificação como Unidade Básica de Saúde Fluvial para atender as demandas do SUS. Além disso, realizamos pequenas cirurgias, como na última missão em Cáceres, onde fizemos mais de duzentas cirurgias. Nosso ritmo de trabalho é intenso, começando às oito da manhã e encerrando apenas quando todos forem atendidos”, explicou o Comandante. Ele agradeceu ao secretário por atender prontamente a solicitação da Marinha, suprindo a necessidade do Navio.

Para o secretário, foi uma grande satisfação poder contribuir com a Marinha através da doação de medicamentos e insumos. "Reconhecemos o trabalho vital que a Marinha desempenha em prol da segurança e soberania do nosso país, e é nosso dever como gestores de saúde apoiar suas necessidades médicas. Essa doação não apenas fortalece os laços de cooperação entre nossa Secretaria de Saúde e a Marinha, mas também demonstra o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em garantir o bem-estar e a saúde da população ribeirinha, público este amplamente defendido pelo nosso deputado federal Emanuelzinho. Sabemos que cada medicamento doado representa um passo a mais na garantia do acesso a cuidados de saúde de qualidade para esta população que depende do trabalho dos marinheiros.  Estamos honrados em fazer parte desse esforço conjunto e permanecemos comprometidos em continuar colaborando sempre que necessário”, concluiu Deiver.