Notícias

Turismo / ENCONTRO CULTURAL

17 de Outubro de 2022 15h35

Secretaria de Turismo prepara evento cultural de encontro das nações no Centro Geodésico da América do Sul

FERNANDA LEITE

Emanoele Daiane

Arquivo

A Secretaria Municipal de Turismo prepara para janeiro do ano que vem um projeto que envolve o Brasil e os demais 12 países que representam os povos sul-americanos. A proposta é levar para o Centro Geodésico da América do Sul, localizado,  Rua Barão de Melgaço, 2902 - Centro Sul - o encontro das nações através de um evento cultural com musicas, comidas, apresentações artísticas e outras programações para o regaste histórico daquele ponto turístico da capital.

Conforme o secretário  de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, a iniciativa atende as medidas propostas pela gestão Emanuel Pinheiro sobre a valorização dos pontos turísticos da cidade, agregando sustentabilidade e muita cultura. Zito cita ainda que no segundo semestre do ano que vem, ocorrerá o "Encontro da Paz" que envolverá todos os países da América do Sul para um grande evento cultural.
 
"Estamos organizando já para janeiro, um "esquenta". Iremos levar ações à  praça do Centro Geodésico, aos finais de semana, com feiras de gastronomia, música, barracas de cada país. A Secretaria irá às embaixadas para convidar os outros 12 países para que venham participar deste grande evento", comentou Zito em reunião na semana passada com representantes de outros países vizinhos. 
 
Zito diz ainda que irá solicitar uma reunião na  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para saber como anda o processo de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande. "Precisamos que este aeroporto faça voos direito entre Mato Grosso aos países vizinhos. Isso irá melhorar bastante o nosso turismo, porque do jeito que está é inviável os nossos irmãos dos países aqui  ao lado irem pra São Paulo e depois chegarem aqui e vice-versa, para que um mato-grossense  vá a Bolívia, ter que fazer escala em São Paulo. Precisamos mudar essa realidade e temos que trabalhar para garantirmos esses voos direitos", concluiu. 
 
Participaram da reunião: Cristiano Cunha Marques (Chile); Celino Duarte (Paraguai); Susy Miranda Cordova (Peru) e João Eduardo de Sá, coordenador técnico da pasta de Turismo.