Saúde / TRANSPARÊNCIA

15 de Abril de 2024 09h29

Secretaria de Saúde apresenta relatório do terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara de Vereadores

ROBERTA PENHA

Vicente Aquino

Arquivo

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde - SMS apresentou, nesta sexta-feira (12) na Câmara Municipal, o relatório da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2023 (setembro a dezembro), seguindo a Lei complementar nº 141/2012, que determina que o gestor do Sistema Único de Saúde - SUS apresente as informações referentes à produção, despesas, oferta de serviços na rede assistencial à saúde pública. Este relatório foi produzido pelo Gabinete de Intervenção do Estado, que era responsável pela gestão da saúde municipal na época.

A apresentação foi conduzida pela assessora de Planejamento Nilva Maria Fernandes de Campos, que demonstrou os indicadores alcançados durante os últimos quatro meses do ano passado. Entre os dados apresentados, ela destacou preocupação em relação aos percentuais de cobertura vacinal. “Precisamos muito da ajuda de todos sobre esse assunto. Antigamente tínhamos índices de vacinação que chegavam a 110% e até mesmo a 150%. Nos últimos anos não temos conseguido alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A Tríplice Viral, por exemplo, está com 72,99% de cobertura de primeira dose e apenas 19,72% de segunda dose. Percebemos que as gerações mais jovens são resistentes às vacinas e essa é uma mentalidade que precisamos mudar. Precisamos ampliar o diálogo e conscientizar a todos sobre a importância da vacinação. Esta é uma questão de saúde pública que afeta a todos nós”, alertou.

Os dados apresentados apontam que as principais causas de morbidade (incidência de doenças) da população residente em Cuiabá em 2023 estão relacionadas às lesões por envenenamento (12,35%), aparelho digestivo (11,5%), neoplasias (7,53%), aparelho circulatório (7,04%), aparelho respiratório (6,16%) e algumas doenças infecciosas e parasitárias (5,95%). Com relação às principais causas de óbitos de residentes ocorridas em 2023, o primeiro lugar ficou com as doenças do aparelho circulatório, em segundo as neoplasias, na terceira posição as causas externas, na quarta causa as doenças do aparelho respiratório e na quinta posição as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira agradeceu toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo incansável trabalho realizado. “Gostaria de expressar meu profundo agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Saúde, tanto aos presentes nesta reunião quanto a todos os outros que dedicam seus esforços em prol da saúde da nossa população. Importante ressaltar que este trabalho é uma continuidade de esforços iniciados há anos e que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo. Há uma década, enfrentávamos uma realidade diferente, com hospitais sobrecarregados e uma oferta limitada de vagas. Embora tenhamos progredido, reconhecemos que ainda há indicadores a serem aprimorados. Este é um processo contínuo de cuidado e aprimoramento, onde precisamos atentar para cada detalhe e utilizar relatórios como este para avaliar nosso progresso. Devemos valorizar nossos servidores, que realizam milhões de atendimentos e salvam vidas diariamente. Apesar dos desafios e problemas que ocasionalmente surgem, não podemos subestimar o impacto positivo dessas ações. Os profissionais de saúde demonstram um comprometimento exemplar, que merece ser reconhecido e valorizado”, ressaltou.

Em relação às críticas que a Secretaria Municipal de Saúde sofre diariamente devido ao passivo financeiro, titular da pasta da Saúde revelou que solicitou ao contador da SMS que realizasse um estudo completo sobre as dívidas da Secretaria. Foram analisados todos os processos desde 2019 até 2023, antes da intervenção. “Quando a intervenção entrou, a SMS tinha uma dívida de 80 milhões de reais. Quando a Prefeitura assumiu a Secretaria de Saúde pós intervenção, a dívida estava em 242 milhões. É preciso ressaltar que saúde se faz com recursos financeiros e recebemos a Secretaria com uma dívida muito alta. Por isso o prefeito Emanuel Pinheiro entrou com o decreto de Calamidade Pública, através do qual vamos receber recursos do Ministério da Saúde para a saúde pública de Cuiabá. Também vamos receber emendas dos deputados federais Emanuelzinho, Abílio e Coronel Fernanda, aos quais aproveito para agradecer”, comentou o secretário.

O secretário finalizou sua fala agradecendo a oportunidade e falando sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na saúde de Cuiabá. “Estamos empenhados em fortalecer continuamente nosso sistema de saúde para garantir um melhor atendimento ao nosso povo. É importante ressaltar que estamos progredindo significativamente na ampliação da cobertura da Atenção Básica em Cuiabá. Atualmente, temos uma cobertura de 52%, e nos próximos meses, vamos elevar esse número para 85%. Esse avanço será um grande benefício para nossa população, proporcionando acesso a serviços essenciais de saúde”, revelou.

Teixeira pediu ainda para registrar oficialmente que todas as pessoas responsáveis pela gestão anterior foram convidadas para participarem da sessão, no entanto nenhum representante compareceu, o que configura um descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).