Cultura, Esporte e Lazer / 305 ANOS DE CUIABÁ

26 de Abril de 2024 09h55

Projeto ‘Eu Candeeiro’ fomenta ações culturais e reforça a economia na região da Praça Alberto Novis

Márcia Martins

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, deu início à segunda edição do projeto ‘Eu Candeeiro’ nesta quinta-feira (25), na Praça Alberto Novis, nas imediações do Beco do Candeeiro. A iniciativa será realizada ao longo de quatro meses, com várias atrações culturais, musicais e artísticas, trazendo além de entretenimento, o fortalecimento econômico do segmento de artesanato, bazar, comida de rua, bebidas e outros. A ação será realizada sempre de quarta-feira a sábado, até o mês de agosto.

De acordo com a programação, as quartas de manhã serão reservadas para a realização de atividades com alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. E de quinta a sábado, a animação será sempre na praça, a partir das 18 horas. Na quinta, o Grupo Camerata deu um show de Música Popular Brasileira (MPB) instrumental e com vozes. O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, explicou que o objetivo é resgatar a cultura do Centro Histórico, reintroduzindo programações no Beco do Candeeiro, que foi restaurado e reformado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em maio de 2021.

A proprietária de um salão de beleza que fica em frente à praça, Ivonete Dantas Goes, disse que os comerciantes do entorno estavam na expectativa para o retorno do projeto. “Estamos felizes, além de movimentar o local que foi todo reformado e está bonito agora, os eventos também trazem um pouco de alegria e praticidade para nós, pois teremos comidas, espetinhos e outras guloseimas para comprar”, descreveu a dona do salão ao acrescentar que muitas vezes, fica com fome porque o comércio da proximidade fecha totalmente depois das 18 horas. “Vai ser muito bom ter os feirantes e os quituteiros aqui toda semana”, concluiu.

O músico do grupo Camerata e proprietário da empresa de consultoria que leva o mesmo nome, Wellington Andrade (o Berê), disse que está satisfeito com a efetivação do projeto que para ser implantado, primeiramente passou por uma concorrência pública. “A nossa intenção e da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, com esse projeto que vai até a terceira semana do mês de agosto, é proporcionar alegria, entretenimento, cultura e lazer para as pessoas”, relatou Berê.

Confira a programação para sexta e sábado:

Sexta-feira (26): 'Som do Candeeiro' - Música ao vivo com a cantora Bel Priori & banda.

Sábado (27): 'Beco da Alegria' - Música ao vivo com Berê & Banda.