Cultura, Esporte e Lazer / PRAÇA OITO DE ABRIL

28 de Março de 2024 11h00

Prefeitura entrega revitalização do monumento "Árvore de Todos os Povos", mural do artista plástico Adir Sodré e coreto em homenagem a Silva Freire; as peças culturais serão tombadas como patrimônio cuiabano

ALESSANDRA MARQUES

Davi Valle

Arquivo

Abrindo as comemorações do 305º aniversário da Capital, celebrado no dia 8 de Abril, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, entregou na noite desta quarta-feira (27) a revitalização do monumento “Árvore de Todos os Povos”, na Praça Oito de Abril. Na mesma ocasião, foi lançado um mural do artista plástico Adir Sodré, um dos parceiros no projeto Cidade Viva, que possibilitou a transformação do cinza do concreto em um colorido representativo do povo cuiabano, além da instalação de uma placa em homenagem ao poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire, um dos principais integrantes do movimento literário cuiabano. Esses bens públicos serão tombados como patrimônio cuiabano para garantir seu valor histórico, artístico ou cultural.

"Temos três momentos importantes hoje nesta praça. Foi um dos compromissos do prefeito Emanuel Pinheiro em sua reeleição: ele se reuniu com a classe cultural e prometeu a volta da escultura de Wlademir Dias-Pino. Ele também se comprometeu com a volta da obra de Adir Sodré, também aqui na praça Oito de Abril. E hoje nós estamos pagando uma grande dívida de Cuiabá com a memória de Silva Freire. Estamos trazendo aqui algo que deveria ter sido feito há muito tempo, que é uma placa com o nome do coreto em homenagem a esse grande poeta, advogado que influenciou o movimento literário da nossa cidade", afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

A reconstrução e design do mural do artista plástico Adir Sodré contaram com a participação da filha do artista, Nina Sodré.

A escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950, e contempla o projeto para a Praça Cívica do Estado de Mato Grosso escrito por Wlademir Dias-Pino, Célio da Cunha e Silva Freire entre os anos de 1975 e 1979. No total, foram investidos cerca de R$ 60 mil na execução da obra.

"Tudo começou ali, na varanda aberta, ao pé do cajueiro de sua casa, no bairro Quilombo. Agora começa a se concretizar este conjunto de intervenções artístico-culturais: a escultura-poema de Dias-Pino, a obra painel do Adir Sodré e agora a denominação do coreto em homenagem ao poeta Silva Freire. Isso qualifica a Praça 8 de Abril como uma praça-documento, praça pedagógica, poema público de Cuiabá. Nós agradecemos o prefeito Emanuel Pinheiro por olhar com olhos de carinho e respeito pelo movimento literário cuiabano", pontuou Larissa Freire, filha do poeta Silva Freire.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Obras Públicas, Empresa Cuiabana de Limpeza e Zeladoria – LIMPURB, e Secretaria de Meio Ambiente, os trabalhos de revitalização garantiram a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.