Gestão / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 de Março de 2024 16h51

Prefeitura de Cuiabá presta homenagem às servidoras com programação descontraída e café da manhã

ELIANA BESS

Prefeitura de Cuiabá

Arquivo

Para celebrar um dia tão especial, como o 8 de março, as mulheres que compõem o quadro funcional da Prefeitura de Cuiabá foram agraciadas com palestras e um delicioso café da manhã. O evento foi realizado no auditório do Palácio Alencastro e contou com a participação da psicóloga e vice-primeira-dama Marialice Mundim, da secretária de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes, e da secretária da Mulher, Cely Maria Auxiliadora Barros Almeida, na condução do diálogo.

"Este é um dia especial em referência à luta das mulheres que batalharam pela equiparação de direitos, não para serem mais nem melhores, mas para conquistar a igualdade de direitos com os homens. Antes disso, éramos invisíveis. Então, aos homens que questionam por que não têm um dia só deles, não precisa ter um dia exclusivo para eles, pois foram as mulheres que, ao morrerem queimadas, tornaram este dia tão especial e simbólico para nós", lembrou Ellaine Mendes.

Durante sua explanação, a psicóloga Marialice revelou que, ao longo de sua experiência profissional, tem se deparado com situações em que a baixa autoestima, a ansiedade e a depressão afetam a vida das mulheres. Ela ressaltou a importância de cuidarmos de nossa saúde mental e emocional, destacando que o amor próprio é o alicerce para enfrentar esses desafios.

"Neste dia das mulheres, é fundamental reconhecer a necessidade de nos valorizarmos como indivíduos, mulheres e seres humanos. O amor deve começar por nós mesmas, pois só assim conseguiremos alcançar a tão desejada equidade de gênero. Unamos forças, compartilhemos informações e promovamos o entendimento para construir uma sociedade mais justa".

O evento também abordou questões sérias, como o feminicídio em Mato Grosso, onde as quinze primeiras vítimas de 2023 estão sendo estudadas para compreender e combater essa triste estatística. A reflexão sobre a herança machista que ainda enfrentamos nos faz reconhecer a importância do trabalho árduo de muitas mulheres que têm contribuído para mudar essa realidade.

"Em meio às atividades diárias, lembremos que o amor próprio não é egoísmo, mas a base para construirmos relacionamentos saudáveis e equilibrados. Este Dia das Mulheres, reforço o apelo pelo fortalecimento do amor próprio e pelo respeito mútuo. Cada uma de nós pode fazer a diferença ao levar informação, apoio e compreensão para aqueles que precisam. Que este seja um momento de reflexão e ação, visando um futuro mais igualitário e respeitoso para todas nós. Juntas, podemos construir um mundo melhor", declarou Celly.

Para Laís Alves da Silva que atua no setor de limpeza, foi um evento muito interessante que pontuou o que de fato é preciso. “Abordaram o que é certo, das mulheres estarem informadas e assim fazer valer os seus direitos. Como explicaram, nós damos conta de muitas tarefas, é trabalho fora e em casa e precisamos pensar em estar bem para poder fazer pelos outros. Se não cuidarmos de nós quem vai cuidar”, refletiu ela.

Ao final, a secretária Ellaine agradeceu sua equipe e todos os colaboradores que ajudaram a realizar a comemoração.