Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE

26 de Abril de 2024 17h15

Prefeitura de Cuiabá lança Cooperativa Cuiabana de Apicultores para impulsionar produção de mel na região

ALESSANDRA MARQUES

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizou na tarde desta quinta-feira (25) a solenidade de lançamento da Cooperativa Cuiabana de Apicultores – COOPABEL. Os membros fazem parte da cadeia do mel assistida pelo programa Agro da Gente. A cerimônia ocorreu no Museu do Rio, “Hid Alfredo Scaff”, bairro Porto, e contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretária-adjunta de Agricultura, Cácila Nasserdan, comissão técnica da SMATED e representantes da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB.

No total, vinte e três apicultores da baixada cuiabana farão parte da COOPABEL. “Isso é um legado para cada um de nós, para nossos filhos e netos, por consolidar essa história. Ao escolher a apicultura, que ao longo de toda a história, nunca houve uma política consistente, séria, concreta, que não tivesse preocupado exclusivamente em dar o peixe, mas principalmente ensinar a pescar. Nós todos, com a confiança depositada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, e junto com vocês que estão acreditando no projeto, tenho certeza hoje já somos extremamente vitoriosos.”, explicou Francisco Vuolo.

O objetivo do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, é capacitar os produtores rurais através de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos. Para os apicultores, além dos cursos, como forma de incentivo e cuidados, a SMATDE disponibiliza kits completos com equipamento de proteção individual (EPI), com macacão, viseira, bota e luvas, melgueiras, um fumigador, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós e um ninho para iniciar a produção de abelhas.

“Para nós, é uma honra vermos nossos esforços serem reconhecidos. Eu já sou apicultor e sei como é um mercado atrativo, então essa ação da Prefeitura de Cuiabá de nos ajudar e incentivar na criação da cooperativa é extremamente importante”, pontuou João Quirino, apicultor. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção de mel e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para o produto, para que essas mercadorias possam ser comercializadas em todo o território nacional.