Turismo /

19 de Abril de 2024 10h45

Prefeitura de Cuiabá lança 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes; Festança será realizada de 19 a 21 de abril

ALESSANDRA MARQUES

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou na noite desta quinta-feira (18) a solenidade de lançamento do 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes, no KM 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251. No evento, ocorreu a apresentação e degustação de todos os pratos a serem vendidos na feira gastronômica. A abertura foi realizada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, o secretário de Turismo Lincoln Sardinha, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden, e o diretor-ouvidor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Zito Adrien.

“Tudo que estamos fazendo hoje é por amor, por amar o Rio dos Peixes, por ter compromisso e achar que realmente este é um evento que está mudando e vai mudar se der continuidade à vida das pessoas aqui na comunidade. Nós temos um evento gigantesco que cresce ano após ano. Então pessoal, hoje é dia de agradecimento, é dia de agradecer a todos os parceiros, é dia de agradecer a cada comerciante, a cada um que participa deste evento. Os maiores, os menores, os intermediários, a todos que estão se dedicando neste, que um dia vocês podem ter certeza que seremos destaque nacional”, frisou José Roberto Stopa.

A apresentação contou com a participação dos 27 comerciantes que farão parte da feira gastronômica neste ano. A diversidade e as opções de pratos foram o diferencial, com opções entre pamonhas de diversos sabores, cural, bolos e até caldos feitos com o milho, além de pratos típicos regionais e artesanatos.

O evento tem o objetivo de fomentar a economia de pequenos produtores e dar visibilidade para o turismo em Cuiabá. “Esse festival nasceu em 2018 a pedido da Comunidade do Rio dos Peixes e o prefeito Emanuel Pinheiro não hesitou em fazê-lo. E de lá pra cá, a gente tá fazendo ano a ano, e a cada ano o resultado tem sido ainda mais satisfatório. A prefeitura de Cuiabá tem um trabalho implantado dentro da Comunidade do Rio dos Peixes e hoje nós estamos aqui para lançar o festival e eu tenho certeza absoluta que será um sucesso econômico e para o turismo cuiabano”, afirmou Lincoln Sardinha.

Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos. Neste ano, a previsão é que 40 toneladas de alimentos sejam comercializadas durante os três dias de evento.

"Apesar das preocupações com o trecho do Portão do Inferno, acreditamos em um grande evento este ano. Agradecemos ao vice-prefeito Stopa, ao secretário Lincoln Sardinha e, principalmente, à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio e parceria neste evento tão importante para a Comunidade do Rio dos Peixes", declarou Silvana Amorim, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Rio dos Peixes.

A solenidade contou com a presença de cerca de quarenta convidados. “Recebemos o convite do secretário de Turismo e logo aceitamos. Eu sou uma cuiabana não só nascida, mas criada em Cuiabá. Sou apaixonada pela cidade, apaixonada pelo nosso estado, e então para mim é uma honra prestigiar esse evento feito com tanto carinho, para incentivar o turismo em Cuiabá”, disse Natalia Viana, Miss Brasil Curve e digital influencer.

Veja a programação completa:

1º Dia do Festival - Solenidade de abertura com autoridades - 19/04 (sexta-feira)

SHOW COM A DUPLA NICO & LAU

2º Dia do Festival

2º dia de Festival - 20/04 (sábado)

SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL

3º dia de festival / encerramento

3º dia de festival / encerramento - 21/04 (domingo)

SHOW COM ROBERTO LUCIALDO

Cardápio do 5º Festival da Pamonha

• Pamonhas doces, de sal, temperada c/ jiló e linguicinha apimentada

• Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho

• Comidas típicas cuiabanas

A feira contará ainda com venda de artesanatos.