Comunicação / EFICIÊNCIA

30 de Janeiro de 2024 11h50

Prefeitura de Cuiabá avança na modernização do site para garantir acessibilidade, serviços e transparência

Carolina Miranda

Luiz Alves

Novo Site Prefeitura - Luiz Alves

O site da Prefeitura de Cuiabá está de cara nova. Com um layout mais moderno e funcional, o acesso às principais informações do município está bem mais fácil. Além disso, o objetivo da renovação da página é aprimorar os serviços prestados à população, aumentando a transparência dos dados públicos. A gestão de Emanuel Pinheiro é pautada no comprometimento em otimizar os serviços municipais, proporcionando uma experiência online inclusiva e eficiente.

“A Prefeitura de Cuiabá está dando passos significativos na modernização de seu site, visando garantir acessibilidade, serviços de qualidade, transparência, facilidade de navegação, praticidade e inovação para todos os cidadãos. A busca pela excelência não se limita apenas à utilização de tecnologias convencionais, mas também incorpora práticas inovadoras para garantir que o site atenda a diversos públicos, incluindo aqueles com necessidades especiais”, disse o chefe do Executivo Municipal, prefeito Emanuel Pinheiro.

Na concepção e desenvolvimento do site, a Prefeitura de Cuiabá se empenhou em seguir padrões rigorosos de usabilidade e acessibilidade, alinhando-se aos princípios do Manual de Acesso à Informação para Pessoas com Deficiência. Adotando diretrizes como as normas W3, possibilitou que o site não apenas fosse intuitivo, mas também acessível e de fácil interatividade.

De maneira didática, para acessar os serviços ofertados pelo município, o novo site traz recursos de acessibilidade como autocontraste, leitura de libras (representados pela presença de uma "mãozinha" que realiza a leitura em linguagem de sinais) e navegação por tab para quem tem algum tipo de deficiência.

Outro detalhe que merece destaque é a implementação de recursos de navegação por voz. Utilizando plataformas como Siri e Google, os usuários podem agora percorrer o site ouvindo as páginas sendo lidas em voz alta, identificando as diferentes seções do site, fornecendo uma experiência acessível e informativa para todos os usuários.

A escolha de cores como preto e amarelo, baseada em critérios de contraste, destaca a preocupação com a acessibilidade visual. Os usuários também têm a opção de personalizar o site, favoritando serviços para tornar a experiência mais ágil.

“A Prefeitura está seguindo diretrizes de acessibilidade, como as estabelecidas no manual sobre direitos humanos de acesso à informação. É mais um passo para facilitar a vida das pessoas, também no universo digital. É aproximar a prefeitura da população, e de forma ainda mais inclusiva, uma marca da gestão Emanuel Pinheiro. Essa ação de comunicação nos coloca na vanguarda do site ambientado, para que todas as pessoas se sintam confortáveis e aptas a acessar nossos serviços”, destacou o secretário de Comunicação, Fausto Olini.